Topo

Time de rugby masculino da Austrália é investigado por mau comportamento

Seleção masculina de rugby da Australia em jogo contra o Canadá pelos Jogos de Tóquio 2020 - REUTERS/Siphiwe Sibeko
Seleção masculina de rugby da Australia em jogo contra o Canadá pelos Jogos de Tóquio 2020 Imagem: REUTERS/Siphiwe Sibeko

Do UOL, em São Paulo

03/08/2021 12h10

O Comitê Olímpico da Austrália está investigando as seleções masculinas de rugby e de futebol por mau comportamento nas Olimpíadas. Segundo o jornal inglês "The Guardian", os atletas foram denunciados por incidentes durante o voo de Tóquio para Sidney e por mau comportamento na estadia na Vila Olímpica.

Em nota, o CEO do comitê australiano afirmou que, apesar de não haver denúncias formais, as federações de rugby e futebol estão investigando o caso. "A notícia é desconfortável, mas os comitês das duas modalidades não aceitarão tais comportamentos e investigarão as acusações. As ações cabidas certamente serão tomadas", afirma o comitê em nota.

O incidente no voo aconteceu na sexta-feira passada, quando atletas dos dois esportes e outras modalidades voltavam do Japão para a Austrália. Os detalhes do que aconteceu durante o voo não foram revelados.

As reclamações vêm a público após outro episódio de mau comportamento por parte da delegação australiana. O mesmo time de rugby já havia sido advertido por conta das condições em que deixou as instalações da Vila Olímpica. Os atletas danificaram as camas, deixaram buracos nas paredes dos quartos e sumiram com os mascotes da delegação por alguns dias.

No incidente da Vila Olímpica, o representante da deleção da Austrália, Ian Chesterman, se desculpou mas não penalizou nenhum dos envolvidos: "Foi apenas um comportamento infantil", afirmou ele. O que chamou a atenção foi o fato dos quartos serem utilizados por outros atletas depois que a seleção de rugby deixou a capital japonesa.