Topo

Skatista de 13 anos também surfa e sofreu queda assustadora aos 11

Skatista britânica Sky Brown sofreu queda de 4 metros ao tentar uma manobra
Skatista britânica Sky Brown sofreu queda de 4 metros ao tentar uma manobra
Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

03/08/2021 04h00Atualizada em 04/08/2021 01h37

"Meu aniversário foi há algumas semanas e agora estou em Tóquio para as Olimpíadas. A vida é doida e divertida". A frase, a princípio, pode não ter nada de especial, mas isso mudará assim que você souber a idade da autora: 13 anos. Sky Brown, é uma das skatistas profissionais mais jovens do mundo.

Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Continua depois da publicidade

Seis meses mais nova que a Fadinha, nossa medalhista de prata, Sky disputou a final da modalidade park no Japão na madrugada desta quarta-feira (4). E chegou prometendo.

via GIPHY

E aqui uma breve explicação. No street, modalidade em que a Fadinha foi prata, os competidores usam elementos encontrados na rua como rampas, corrimões, escadarias, etc. Já no park, os skatistas misturam elementos do street com o bowl, aquele em que andam em estruturas no formato de tigelas...

Esse é o park...

Stanislav Kogiku/SOPA Images/LightRocket via Getty Images - Stanislav Kogiku/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem: Stanislav Kogiku/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Sky Brown representa a Grã-Bretanha, mas se sentirá praticamente em casa nos Jogos de Tóquio. Ela nasceu no Japão, na província de Miyazaki, e é filha de mãe japonesa com pai britânico - e tem um irmãozinho fofo, de apenas 9 anos, que segue os mesmos passos dela.

Continua depois da publicidade

Além de andar de skate, os dois também surfam, e muito! E anotem esse nome: Ocean Brown. Não duvido nada se ele fizer companhia para a irmã nas próximas Olimpíadas, hein?

Bom, mas vamos voltar à Sky, né? Ela se tornou skatista profissional aos dez anos de idade e já vem arrebentando. Ela ficou com o bronze no Park World Championships de 2019, e com o bronze em Tóquio.

Afinal, idade não significa nada, né? A Rayssa já deixou isso bem claro por lá...

Wander Roberto/COB/Wander Roberto/COB - Wander Roberto/COB/Wander Roberto/COB
Imagem: Wander Roberto/COB/Wander Roberto/COB
As pessoas podem pensar que você é muito jovem ou que você não consegue fazer, mas eu quero mostrar que não tem nada a ver com seu tamanho ou idade
Sky Brown
Eu quero participar das Olimpíadas para inspirar outras meninas, para mostrar a elas que você pode fazer qualquer coisa
Sky Brown
Continua depois da publicidade

É isso aí, Sky! Você pode fazer tudo mesmo... Mas ó: tem que tomar cuidado, né?

Essa menina deu um baita susto na gente (imagina nos pais) no ano passado, quando despencou de uma altura de pouco mais de quatro metros ao tentar fazer uma manobra entre duas paredes da pista de vertical.

O resultado foi pesado: lacerações nos pulmões e no estômago, fraturas no crânio, dedos da mão direita e braço esquerdo quebrados... Contra a vontade do pai, ela mesma divulgou o vídeo nas redes sociais (cuidado, é assustador!).

Continua depois da publicidade
Foi bem chocante e assustador. Meu pai não queria me mostrar o vídeo. Mas, três dias depois, perguntei novamente e foi quando vi o vídeo
Sky Brown ao jornal The Guardian

A recuperação ficou um pouco mais fácil depois que ela ganhou uma visita quase nada especial de uma lenda do skate, um tal de Tony Hawk...

Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

E acha que ela pensou em parar com o skate depois do acidente? Nada disso. Mas os pais pensaram... Ô se pensaram!

Os dois estavam chorando. Queriam que eu parasse. 'Você tem certeza que quer andar de skate de novo'?
Sky Brown ao The Guardian

Bom, ela continuou com o skate e com muito mais. Lançou até um livro depois disso, acredita? Chamado O Céu é o Limite: Palavras de Sabedoria de uma Jovem Campeã.

Continua depois da publicidade

E sabia que ela já veio ao Brasil? Pois é! Além de participar de competições por aqui, Sky criou uma relação incrível com a comunidade da Maré, no Rio. Chegou a treinar na pista do Coletivo Skate Maré, projeto social criado em 2015, e doou os 6 mil dólares que ganhou no STU Open para a comunidade.

Além disso, ela fretou um ônibus para levar as crianças da Maré para acompanhar as finais da competição do Circuito Mundial da Federação Internacional de Skate. Demais, né?

Olha, a gente podia passar horas e horas falando dessa figurinha, mas precisamos encerrar por aqui. Como não conseguimos chegar a um consenso de como encerrar essa matéria, vamos com as duas opções, ok? Você escolhe a sua preferida...

Opção 1: Que foto! E que legenda: "Quando a sua skatista profissional favorita te surpreende no seu local"

Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Opção 2: Isso não podia ficar fora... Quem aguenta essa menina dançando assim? Detalhe: ela ganhou esse programa, o "Dancing with the Stars: Juniors", lá dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

É muito carisma, né? Sky, te vemos na pista! Com certeza já ganhou a nossa torcida ;)