Topo

Privada "hightech" do Japão toca música e esguicha água pra lavar o "popô"

Adriano Wilkson e Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

03/08/2021 04h00

No Japão a tecnologia está por todo lugar. Até onde não se pode imaginar. A reportagem do UOL Esporte está em Tóquio para a cobertura dos Jogos Olímpicos e deu uma pausa no esporte para apresentar elas: as privadas tecnológicas.

Os vasos sanitários no Japão têm muitos botões e às vezes parecem painéis de carros. Entre as funcionalidades disponíveis estão: jato de água para lavar as partes íntimas (com direcionamento específico para a "parte" que fica na frente e para a outra que fica atrás), assento quentinho e até um som de cachoeira para garantir privacidade e tranquilidade ao usuário. Porque fazer cocô não precisa ser um momento de tensão.

Privada - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Privada do Japão tem painel de controle e função bidê
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Existem algumas privadas mais tecnológicas que outras, mas todas possuem a "função bidê", um cano que esguicha para a limpeza das extremidades. Os asiáticos preferem usar a água ao papel higiênico e, nos banheiros públicos, é comum não encontrar rolos de papel.

Mas os japoneses também gostam de ir ao banheiro em um estilo mais "old school".

No lugar das famosas privadas cheias de botões, alguns boxes contam com um vaso embutido no piso, o popular "buraco no chão". E é preciso ficar de cócoras para fazer cocô nele.

Evacuar de cócoras é considerado mais saudável, porque a posição ajuda o ser humano a não precisar fazer força, já que as fezes fluem com mais facilidade.

Você teria algum desses vasos na sua casa?