Topo

Holandesa se supera nos 1500m, vence 5000m e mantém busca por três medalhas

Sifan Hassan conquistou o ouro nos 5.000m das Olimpíadas de Tóquio; faltam duas medalhas - Ryan Pierse/Getty Images
Sifan Hassan conquistou o ouro nos 5.000m das Olimpíadas de Tóquio; faltam duas medalhas Imagem: Ryan Pierse/Getty Images

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/08/2021 11h03

Sifan Hassan já está na história dos Jogos Olímpicos. A holandesa faturou a medalha de ouro nos 5.000m nesta segunda-feira (2) e fechou um dia de fortes emoções nas Olimpíadas de Tóquio. Na busca por três medalhas em provas muito diferentes, ela já havia superado uma queda para vencer sua bateria dos 1.500m na sessão da manhã no Japão.

No início da última volta, Hassan tropeçou na queniana Edina Jebitok e acabou no chão. Parecia o fim, ou um obstáculo a mais em sua tentativa de medalhar nos 1.500m, 5.000m e 10.000m, algo nada usual no atletismo. Mas a etíope que se refugiou na Holanda não desistiu, levantou e conseguiu ultrapassar todas as adversárias, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar.

"Não acredito. Usei toda a minha energia esta manhã e estava meio cansada. Não pude acreditar no que aconteceu. Foi terrível quando tropecei. Depois disso, me senti péssima e pensei que nunca seria campeã olímpica. Foi um dia incrível. Quando caí e tive que pular, senti que estava usando muita energia. Não conseguia acreditar nas sensações em minhas pernas. Toda a energia parecia ter me deixado", declarou a corredora.

Essa não seria a primeira vez que a campeã mundial chegaria na frente de suas rivais na pista do Estádio Olímpico de Tóquio nesta segunda. Nos 5.000m, ela deu um tiro de 400m na última volta para deixar para trás a queniana Hellen Obiri. Campeã mundial, a africana conquistou sua segunda medalha de prata olímpica, repetindo resultado do Rio, em 2016.

E qual é o principal aliado de Hassan para ter conseguido correr duas provas no mesmo dia? O café.

"Antes da corrida aqui eu nem ligava. Eu estava muito cansada. A verdade é que sem café eu nunca seria campeã olímpica [risos]. Eu precisava de toda a cafeína".

Sifan Hassan é um dos grandes nomes do atletismo nas Olimpíadas de Tóquio - Christian Petersen/Getty Images - Christian Petersen/Getty Images
Sifan Hassan é um dos grandes nomes do atletismo nas Olimpíadas de Tóquio
Imagem: Christian Petersen/Getty Images

Uma medalha de ouro já foi. Agora, faltam duas. Sifan Hassan busca o que nenhum corredor conseguiu na história dos Jogos Olímpicos: conquistar três pódios em diferentes corridas de pista numa mesma edição. No Mundial de Doha, em 2019, ela faturou os 1.500m e os 10.000m. Em Tóquio já levou o primeiro lugar nos 5.000m.

A holandesa de 28 anos volta à pista na quarta (4), para disputar a semifinal dos 1.500m às 7h. Caso se classifique, a final desta prova, a mais curta que disputa, será no dia 6, às 9h50. Já os 10.000m acontecem apenas no sábado (7), às 7h45. Tempo suficiente para se recuperar e tomar bastante café para escrever mais páginas em sua história olímpica.