Topo

Mensagem do pai que nunca viu foi combustível para ouro de Jacobs nos 100m

Marcell Jacobs, da Itália, é o novo campeão olímpico dos 100 m rasos - Jewel SAMAD / AFP
Marcell Jacobs, da Itália, é o novo campeão olímpico dos 100 m rasos Imagem: Jewel SAMAD / AFP

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

01/08/2021 12h57

O italiano Lamont Marcell Jacobs fez história neste domingo (1) ao se tornar o novo homem mais rápido do mundo. Após vencer os 100m rasos das Olimpíadas de Tóquio e conquistar a medalha de ouro, Jacobs contou que um de seus principais combustíveis foi ler uma mensagem deixada pelo pai, que nunca conheceu pessoalmente, antes da prova.

"Eu nasci no Texas e quando estava com cinco meses, voltei para a Itália com a minha mãe. Ela é italiana e meus pais se separaram quando eu tinha essa idade. Eu nunca vi meu pai desde então, não o conheço. Eu comecei a falar com ele há alguns anos. Isto me ajudou a chegar aqui com uma mentalidade boa", disse Jacobs, que contou que tem o mesmo nome do pai.

"Eu sou 'Junior'. E ele me assistiu hoje, sim. Ele me escreveu antes da corrida: 'Você pode, nós estamos com você'. Foi incrível", acrescentou.

Essa troca de mensagens foi fundamental para a construção de Jacobs como atleta. Se ele conquistou a medalha hoje, tem muito a ver com o fato de ele sentir que, agora, tem um pai.

"Me ajuda mentalmente tê-lo presente, porque nos entendemos. Eu vivi toda minha vida e perguntavam 'quem é seu pai?' Eu não sei, eu não sei'. Nós tentamos reiniciar nossa relação. Para mim foi muito importante", destacou.

Marcell Jacobs surpreendeu favoritos, foi mais veloz, bateu 9s80 e conquistou a medalha de ouro nos 100 metros rasos nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fred Kerley, dos Estados Unidos, com 9s84, e Andre de Grasse, do Canadá, com 9s89, completaram o pódio. O chinês Bingtian Su, que fez o melhor tempo das eliminatórias, ficou apenas em sexto, com 9s98.