Topo

Fratus celebra bronze nos 50m livres: "Finalmente medalhista olímpico"

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

31/07/2021 22h41

O nadador Bruno Fratus faturou a medalha de bronze na prova dos 50m livre nas Olimpíadas de Tóquio-2020. Com o tempo de 21s57, Fratus foi o terceiro mais rápido nesta noite, atrás do francês Florent Manaudou, que ficou com a prata, e do campeão Caleb Dressel, dos Estados Unidos. Depois da prova, o brasileiro comemorou a conquista.

"Estava entalado desde 2011, meu primeiro campeonato mundial. Depois 2012 [Londres], Olimpíada do quase. Depois do Rio principalmente. Foi um grito de finalmente, finalmente medalhista olímpico, finalmente realizei meu sonho que começou quando eu tinha 11 anos", disse em entrevista à TV Globo

Fratus revelou que teve dificuldades para dormir às vésperas da prova e agradeceu a todas as pessoas que o ajudaram nessa caminhada.

"Mãe, te amo, valeu muito a pena ter saído de casa. Pai, obrigado por me comprar uma passagem só de ida quando eu quis sair de casa. Obrigado COB, Minas Tênis Clube. Muita gente. Eu fui só o cara que subiu no bloco e nadei mas tem centenas de pessoas que eu tenho que agradecer".

Saíram duas betoneiras das costas. Vou poder dormir depois das 22h uma vez na semana. É um dos motivos que eu saí das redes sociais. Eu precisava viver meu mundo um pouquinho, isolado na minha própria dimensão. Eu vou afunilando quando vai aproximando a competição e tirando cada vez mais coisa que não importa muito. E priorizando o que é prioridade. E hoje estava ali eu e a piscina. Acabou. Eu e aquela raia e eu tinha de atravessar aquela raia. Que nem a minha mulher me falou antes da prova, me permitir ser feliz, independente do que acontecesse hoje, vocês sabem que eu tenho uma cobrança muito grande em cima de mim, então às vezes o meu trabalho de psicologia é colocar o pé no freio. Tem gente que precisa acelerar. Motivar, mas eu sou um pouco o contrário, de ir com calma. E hoje, finalmente, consegui não me cobrar tanto. Foi incrível. Isso mostra o quanto você não faz a parada sozinho. Eu sou só o cara que sobe no bloco e dá o tiro", disse.

O nadador também deixou uma mensagem ao povo brasileiro, dizendo que os brasileiros são "muito capazes" e "o melhor povo".

"Assim, que nem eu fiz hoje, se permitam ser o povo que a gente pode ser. O país que a gente pode construir. A gente está entre os melhores do mundo, não deixa nada a desejar pra ninguém", concluiu.