Topo

Bruno Fratus disputa final dos 50m e busca medalha que persegue há 10 anos

Bruno Fratus nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Satiro Sodré/SSPRESS/CBDA
Bruno Fratus nos Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: Satiro Sodré/SSPRESS/CBDA

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

31/07/2021 12h00

Na noite deste sábado (31), Bruno Fratus pula na piscina do Centro Aquático de Tóquio para disputar a prova dos 50m livre em busca de sua primeira medalha olímpica. O brasileiro de 32 anos sonha com esse momento desde criança e vem se preparando há mais de 10 anos.

Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, Fratus bateu na trave e ficou com o quarto melhor tempo. Quatro anos depois, na Rio-2016, ele chegou à final também, mas ficou na sexta colocação. Agora, nos Jogos de Tóquio, o nadador pode alcançar a glória que tanto almeja.

Após o resultado que o frustrou em 2016, Fratus deu a volta por cima e acumulou bons resultados em Mundiais, ao conquistar duas pratas (2017 e 2019), o que o credenciou à disputa pelo pódio em Tóquio.

Bruno Fratus foi para Tóquio focado na prova dos 50 livre e, em decisão junto à comissão técnica da seleção brasileira, optou por abrir mão da disputa do revezamento 4x100m livre. O brasileiro, então, pulou na piscina do Centro Aquático de Tóquio na última quinta-feira para as eliminatórias de sua especialidade e passou para a semifinal com o quarto melhor tempo.

Nas semifinais, ele conseguiu baixar ainda mais seu tempo ao nadar os 50m em 21s60 e carimbou de vez a vaga na grande final com a terceira melhor marca. Fratus ficou apenas atrás do francês Florent Manaudou (21s53) e do campeão olímpico Caeleb Dressel (21s42).

O atleta é o principal nome da natação brasileira atualmente e, em Tóquio, tenta se juntar à Fernando Scheffer, que foi bronze nos 200m livre, para conseguir a sonhada medalha olímpica em sua terceira participação no maior evento esportivo do mundo.