Topo

'Vocês ficariam enojados': velha piada da internet ganha versão com Medina

Atenção! A eliminação de Gabriel Medina em Tóquio está totalmente esclarecida!!
Atenção! A eliminação de Gabriel Medina em Tóquio está totalmente esclarecida!!
Ryan Pierse/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

30/07/2021 14h58

Sabe aquelas fake news clássicas que certamente você já recebeu em algum grupo do WhatsApp? Do tipo 'vocês ficariam enojados se soubessem', ou algo do tipo...

Pois então. Algum ser muito criativo fez uma dessas, meio de zoeira, com uma teoria surpreendente: Gabriel Medina entregou os jogos das Olimpíadas de Tóquio para o COI, o Comitê Olímpico Internacional.

Continua depois da publicidade

Vamos a alguns detalhes, pra ver se essa teoria te convence... (É brincadeira, tá? Essa fake news nem séria tenta ser, mas vamos fingir que a investigação é 100% verídica, só pra gente se divertir um pouco nessa sexta-feira gelada)

Pra começar, o texto diz que a 'notícia em primeira mão está sendo investigada por rádios e jornais de todo Brasil e alguns estrangeiros, mais especificamente Wall Street Journal of Americas e Gazzeta delo Sport', e que sairá na mídia geral 'assim que provas forem colhidas e confirmarem os fatos'.

Olha, e vamos combinar que o pessoal que cria esses textos tem boas ideias, hein... Sabe quem estava por trás das negociações para Medina entregar a Olimpíada? José Maria Marín e Rogério Caboclo, ex-presidentes da CBF. Tudo a ver, né?

Continua depois da publicidade

"Os surfistas competidores foram avisados, às 13:00 do dia 27 de julho (dia da competição), em uma reunião envolvendo o Sr. José Maria Marin (na única vez que o ex-presidente da CBF compareceu a uma preleção de surf), Rogério Caboclo, atual presidente da CBF...

... o Técnico Norrin Radd, o Sr. Cuca Belludo, comissário da Federação Internacional de Surf, o sr. Jalim Habbei, representante de um grande canal de TV e o Sr. Ronald Rhovald, representante da patrocinadora Nike".

De acordo com a teoria, Medina topou entregar a Olimpíada por grana... Afinal, ele está precisando, né? Muito mais importante ter uma grana a mais do que ganhar o ouro...

Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

E informação importante. Inicialmente, Medina tinha recusado a oferta, mas resolveu aceitar 'após o representante da Nike ameaçar retirar seu patrocínio vitalício do jogador, avaliado em mais de US$90.000.000,00 (noventa milhões de dólares) ao longo da sua carreira'.

Combinou-se que Medina seria derrotado na prorrogação, porém a apatia que se abateu sobre ele fez com que Igarashi, que não participou da negociação, marcasse os pontos necessários
Continua depois da publicidade

Em outro trecho, o texto diz que o esquema 'garantiu, também, ao Sr Roger Cabhoklo, através de seu tio, Roberto Medina, que Gabriel teria seu caminho facilitado para a vitória no Mundial de Surf de 2021 e uma participação especial no Rock in Rio'.

AFP - AFP
Imagem: AFP

Palmas para o autor do texto, que é assinado por Gunther Scweitzer, da Central Globo de Jornalismo (mais uma vez, é brincadeira, tá?)

E agora, claro, o mais importante: *Passem esta mensagem para o maior número possível de pessoas,* para que todos possam conhecer a sujeira que ronda o surf!