Topo

Tóquio-2020: Dia 8 tem Thiago Braz, tênis e futebol; saiba onde assistir

Campeão olímpico Thiago Braz, do salto com vara, em ação no Mundial de Atletismo de Doha, em 2019 - Andy Lyons/Getty Images for IAAF
Campeão olímpico Thiago Braz, do salto com vara, em ação no Mundial de Atletismo de Doha, em 2019 Imagem: Andy Lyons/Getty Images for IAAF

Do UOL, em São Paulo

30/07/2021 12h02

O oitavo dia dos Jogos Olímpicos de Tóquio marca a estreia do campeão olímpico Thiago Braz, ouro no salto com vara da Rio-2016. Tem ainda a disputa de bronze nas duplas femininas do tênis, decisão no futebol masculino e muito mais. O UOL Esporte lista abaixo as principais atrações entre a noite desta sexta-feira (30) e a manhã de sábado (31).

Despedida das Yaras no rugby

A seleção feminina de rugby disputa seu último jogo na Tóquio-2020 às 21h desta sexta-feira (30), contra o Japão, na disputa pelo 11º lugar. É o jogo para não ficar em último no torneio.

Onde assistir: Sem transmissão. Acompanhe pelo Tóquio-2020 Agora, do UOL

Ana Patrícia e Rebecca precisam vencer

Com uma vitória e uma derrota no vôlei de praia da Tóquio-2020, a dupla brasileira enfrenta suas adversárias mais fortes do grupo D, as norte-americanas Claes e Sponcil, às 21h desta sexta (30). Uma derrota pode pôr fim precoce à campanha das brasileiras.

Onde assistir: SporTV 3.

Segundo dia de atletismo

A primeira prova do dia no Estádio Olímpico de Tóquio é a classificatória dos 400m com barreira, a partir das 21h desta sexta (30) -com destaque para a norte-americana Sydney McLaughlin, que bateu o recorde mundial há um mês (51.90s).

Onde assistir: SporTV 2.

Brasil em ação no atletismo

Chayenne Silva garante vaga olímpica para o Brasil após quebrar recorde - Wagner Carmo/CBAt - Wagner Carmo/CBAt
Chayenne Silva é uma das representantes do Brasil no dia do atletismo
Imagem: Wagner Carmo/CBAt

Vale ficar de olho em Chayenne Pereira, que disputa classificatória dos 400m com barreiras a partir das 21h08 desta sexta-feira (30). Ela tem o recorde brasileiro na prova e, se melhorar um pouco mais em tóquio, pode chegar na final. Pouco depois tem três brasileiras na classificatória do arremesso de disco (início às 21h30); Thiago André nos 800m (22h14); e Ketiley Batista nos 100m com barreiras (23h09).

Onde assistir: SporTV 2.

Marcus D'Almeida no tiro com arco

Após vencer dois confrontos em que não era favorito, o brasileiro agora enfrenta o italiano Mauro Nespoli nas oitavas de final, às 21h30 desta sexta (30). Se ganhar mais esta, volta a competir às 3h nas quartas de final. A decisão do ouro do individual masculino começa às 4h45.

Onde assistir: SporTV 4.

Thiago Braz estreia na Tóquio-2020

Campeão olímpico em final inesquecível na Rio-2016, Thiago Braz estreia no salto com vara em Tóquio na classificatória, às 21h40 desta sexta (30). Ele não teve seu melhor desempenho neste ciclo olímpico e está abaixo dos principais rivais, mas tem condições de surpreender de novo. Augusto Dutra disputa a mesma prova, que tem final marcada para terça (3).

Onde assistir: SporTV 2.

Finais da natação

Quatro finais da natação marcam o oitavo dia olímpico, sendo três delas em sequência, a partir das 22h30 desta sexta (30). Começa com os 100m borboleta masculino, então os 200m costas feminino, os 800m livre feminino e por fim, às 23h43, os 4x100m medley misto.

Onde assistir: SporTV.

Estreia do judô por equipes

O Brasil folga na primeira fase e estreia já nas quartas de final do judô por equipes, uma novidade do esporte nesta edição das Olimpíadas. O adversário será Holanda ou Uzbequistão, no quarto enfrentamento do dia no tatame 2. O evento começa às 23h desta sexta (30), e cada enfrentamento tem seis lutas, portanto os brasileiros não lutam antes das 0h30 de sábado (31).

Onde assistir: SporTV 3.

Fratus tenta lugar na final dos 50m

Candidato ao pódio nos 50m livre da natação da Tóquio-2020, o brasileiro Bruno Fratus disputa a semifinal às 23h11 desta sexta-feira (30) e tem tudo para garantir sua vaga na final.

Onde assistir: SporTV.

Martine e Kahena perto do pódio

As atuais campeãs olímpicas da classe 49er FX da vela defendem o ouro na Tóquio-2020 e disputam as regatas 10, 11 e 12 a partir da 0h05 deste sábado (31). Após nove etapas, Martine Grael e Kahena Kunze ocupam a terceira colocação geral. Agora é manter o ritmo e se classificar à medal race entre as primeiras.

Patrícia Freitas disputa a medal race

A velejadora brasileira fez regatas regulares na classe RS:X e se classificou na 10ª posição para a medal race, que começa às 2h33 deste sábado (31). Patrícia não tem chance de pódio, mas disputar a final já é importante.

Onde assistir: SporTV 2.

Pigossi e Stefani tentam o bronze

A dupla brasileira Laura Pigossi e Luisa Stefani disputa a medalha de bronze das duplas femininas a partir das 3h deste sábado (31). As adversárias são as russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina, em um jogo duro. Em campanha histórica, Laura e Luisa derrubaram três duplas favoritas e só caíram na semifinal para uma dupla suíça.

Onde assistir: SporTV 4.

Djoko pode sair de mãos abanando

Novak Djokovic lamenta ponto perdido nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Tóquio - Getty Images - Getty Images
Novak Djokovic lamenta ponto perdido nas semifinais dos Jogos Olímpicos de Tóquio
Imagem: Getty Images

Grande favorito ao ouro dos simples masculino, Novak Djokovic pode sair de Tóquio sem medalha nenhuma. Ele tem duas disputas de bronze neste sábado: primeiro no simples, contra o espanhol Carreno Busta às 3h; em seguida nas duplas mistas, com Ninca Stojanovic e contra a dupla australiana Barty/Peers. O dia dos estrangeiros no tênis também tem a disputa do bronze no feminino, entre Elena Rybakina (CAZ) e Elina Svitolina (UCR), e final entre Belinda Bencic (SUI) e Marketa Vendrousova (TCH).

Onde assistir: SporTV 4.

Jogo decisivo no handebol

Brasil e Suécia se enfrentam às 4h15 deste sábado (31) no handebol feminino. A seleção sueca é fortíssima e lidera o grupo B, enquanto a brasileira está na terceira posição. Se surpreender as favoritas, o Brasil praticamente garante vaga na próxima fase.

Onde assistir: SporTV 2.

Duelo das invictas no vôlei

A seleção feminina de vôlei desafia a Sérvia, uma das favoritas ao pódio, a partir das 4h25 deste sábado (31). As duas equipes têm três vitórias até aqui, e quem vencer assume a liderança do grupo, mas o Brasil pode não ter a levantadora Macris.

Onde assistir: SporTV.

Brasil em ação no boxe

Após estreia com vitória sobre um russo, o brasileiro Wanderson Oliveira pega o bielorruso Dzmitry Asanau às 6h18 deste sábado (31). Ele não está entre os favoritos da categoria até 63 kg, mas já fez boas lutas neste ano e tem condições de passar de fase.

Onde assistir: SporTV 2.

O país do futebol e do ouro olímpico

Atual campeão olímpico, o futebol masculino do Brasil está na Tóquio-2020 para defender o ouro. O duelo das quartas de final é contra o Egito, às 7h deste sábado (31). Se a seleção não tem Neymar, os egípcios também não contam com seu principal jogador, Mohamed Salah. Quem avançar pega Coreia do Sul ou México na semifinal.

Onde assistir:Globo, SporTV

Começo dos 100m rasos masculino

Uma das provas mais tradicionais dos Jogos Olímpicos tem classificatória na Tóquio-2020 às 7h45 deste sábado (31). São sete baterias dos 100m masculino, que definem quem avança para as semifinais. Os brasileiros Felipe Bardi e Paulo André vivem boa fase e podem inclusive chegar à final. O dia do atletismo termina com três finais: o arremesso de disco masculino (8h15), os 4x400m misto e os 100m rasos feminino.

Onde assistir: SporTV 2.

Jogo fundamental para os EUA

Com uma vitória e uma derrota na Tóquio-2020, o Dream Team precisa confirmar o favoritismo e vencer a Tchéquia, às 9h deste sábado (31), para garantir seu lugar na próxima fase do basquete masculino. Se perder, passa a depender dos critérios de desempate.

Onde assistir: SporTV.