Topo

Etiene Medeiros é 8ª em bateria e está eliminada dos 50m livre

Etiene Medeiros no aquecimento da seletiva olímpica - Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Etiene Medeiros no aquecimento da seletiva olímpica Imagem: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio (Japão)

30/07/2021 07h46Atualizada em 30/07/2021 10h27

Etiene Medeiros caiu na água nesta sexta-feira (30) nas Olimpíadas de Tóquio. A brasileira concorreu na décima bateria dos 50m livre e terminou sua série em 8º lugar, com 25s45. O resultado conquistado a elimina da disputa pela medalha.

Esta é a 2º Olimpíada de Etiene. Nas eliminatórias dos 50 metros nado livre em Rio-2016, ela fez 24s82, tempo melhor do que na prova de hoje. O tempo da brasileira foi o 29º na classificação geral da fase eliminatória.

Após sua bateria, a brasileira afirmou que teve uma 'surpresinha' no mês passado — de acordo com apuração do UOL Esporte, a surpresa da pernambucana foi uma lesão no joelho direito, no ligamento cruzado anterior. Além disso, ressaltou que só de disputar uma Olimpíadas, já é um 'filtro muito grande'.

"Para estar aqui não foi muito fácil, entrei o máximo feliz, queria nadar melhor, mas todo processo foi difícil. No último mês tive uma 'surpresinha' e estar aqui não é para qualquer um, é um filtro que poucos conseguem chegar aqui, são privilegiados. Infelizmente não entrei, mas nadei sorrindo de novo", disse ao SporTV

"Eu sou uma pessoa muito transparente. O processo para estar aqui não é físico, tem o mental também. Está sendo difícil mentalmente, criei uma expectativa em mim que não foi saudável. O meu objetivo foi entrar sorrindo, então cheguei aqui com esse desafio. Muitas vezes a gente está aqui pro desafio de medalha. Mas a medalha é muito material, eu senti uma sensação de ver o Scheffer ganhando medalha que nunca tinha sentido antes, aproveitei o momento dele. A vida segue e tem que seguir da melhor maneira, como fiz hoje", completou.

Na mesma bateria que a pernambucana, Emma McKeon, da Austrália, bateu o recorde olímpico ao fazer 24s02. O tempo deixa para trás Ranomi Kromowidjojo, da Holanda, que tinha 24s05. Atrás de Emma, vieram a dinamarquesa Penille Blume (24s12) e a australiana Cate Campbell (24s15).

Este não foi o primeiro recorde desta sexta-feira de natação. A sul-africana Tatjana Schoenmaker foi a primeira a bater um recorde mundial nestas Olimpíadas. Com o resultado, ela se tornou a primeira mulher a fazer os 200m peito na casa dos 2min18s.

As semifinais acontecerão ainda nesta sexta, por volta das 23h30 (de Brasília), no Centro Aquático de Tóquio. Ao todo, 16 nadadoras seguem vivas na disputa por vagas na grande final.