Topo

Marcus D'Almeida perde por 6 a 0 e é eliminado nas oitavas do tiro com arco

Marcus D"Almeida perde nas oitavas do tiro com arco e se despede das Olimpíadas - Julio Cesar Guimarães/COB
Marcus D'Almeida perde nas oitavas do tiro com arco e se despede das Olimpíadas Imagem: Julio Cesar Guimarães/COB

Adriano Wilkson

Do UOL, em Tóquio

30/07/2021 21h43

Marcus Vinicius D'Almeida está eliminado do torneio de tiro com arco das Olimpíadas de Tóquio. O brasileiro perdeu para o italiano Mauro Nespoli por 6 a 0 e se despediu nas oitavas de final, terminando na nona colocação geral após a derrota para o italiano em três sets, com parciais de 2/0, 2/0 e 2/0.

Muito emocionado, Marcus não escondeu a frustração pela derrota, mas espera brigar por uma medalha nos Jogos de Paris, em 2024.

"Venho de um lugar que estar entre os dez do mundo é foda. Mas eu podia ir pra medalha. E eu ainda posso em Paris", falou o brasileiro de 23 anos.

Ele também se mostrou otimista sobre o futuro da modalidade, mas cobrou mais centros de treinamento de tiro com arco, o que faria com que o esporte crescesse no país.

"Talvez eu tenha tido um dos melhores resultados da minha vida. Vamos abrir porta e fazer o tiro com arco ser grande. Só [há] um centro de treinamento no Brasil, que é na minha cidade (Maricá-RJ). Se tivessem mais centros, a gente podia trazer um time maior aqui e ter mais chance."

Marcus chegou às oitavas após duas vitórias por 7 a 1 —contra Patrick Huston, da Grã-Bretanha, e Sjef van den Berg, da Holanda. Com a nona colocação, o arqueiro brasileiro agora tem, junto com Ane Marcelle, que também ficou em nono na Rio-2016, o melhor resultado do Brasil na modalidade em Olimpíadas

Ainda na briga na competição, Nespoli encara Florian Unruh (ALE) nas quartas de final.

A disputa

Mauro Nespoli abriu a disputa com 29 pontos (9, 10 e 10), contra 28 do brasileiro (9, 10 e 9). Como no tiro com arco cada vitória em set vale dois, o italiano fechou com 2 a 0 no primeiro set. Marcus foi bem no começo da disputa e, apesar da derrota, conseguiu uma boa série, perdendo por apenas um ponto, mantendo-se na briga.

Na segunda parcial, Nespoli marcou 28 pontos (9, 9 e 10), e Marcus 26 (9, 9 e 8), diminuindo um pouco seu desempenho, com uma flecha fora dos alvos amarelos, os de maior pontuação. Com isso, novo triunfo para o europeu, que ficou com 4 a 0 no placar.

O placar se repetiu no set derradeiro, com 29 pontos para o italiano (10, 10 e 9) contra 25 (9, 8 e 8) do brasileiro. Após o italiano anotar 10 pontos duas vezes consecutivas, ficou difícil para Marcus que, com um oito, praticamente não tinha mais o que fazer. O 6 a 0 culminou na eliminação do brasileiro.