Topo

Bruno Fratus avança com terceiro tempo à final dos 50m livre em Tóquio

Bruno Fratus, do Brasil, durante a prova qualificatória dos 50m na natação  - Sátiro Sodré/CBDA
Bruno Fratus, do Brasil, durante a prova qualificatória dos 50m na natação Imagem: Sátiro Sodré/CBDA

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

30/07/2021 23h20

Bruno Fratus está na final dos 50m livre dos Jogos Olímpicos de Tóquio. No fim da noite desta sexta-feira (do Brasil), ele fez o tempo de 21s60. O brasileiro entrou na água do Centro Aquático de Tóquio na primeira bateria semifinal e garantiu o segundo melhor tempo, atrás apenas do campeão olímpico Florent Manaudou (21s53). Após a segunda série, com o favorito ao ouro Caeleb Dressel (21s42) na disputa, a marca do brasileiro se tornou a terceira melhor geral, assegurando que se classificasse com tranquilidade. A final será neste sábado (31), às 22h30 (de Brasília).

Na prova, Bruno disputou a ponta com Manaudou até o fim e sem ser ameaçado pelos outros nadadores. Ele melhorou o tempo das eliminatórias —quando nadou em 21s67 e conseguiu o quarto melhor tempo geral.

Bruno Fratus é o principal nome da natação brasileira em Tóquio e tenta se juntar à Fernando Scheffer, que foi bronze nos 200m livre, para conseguir a sonhada medalha olímpica. Esta é a terceira Olimpíada do atleta, que bateu na trave em Londres, terminando em quarto e, no Rio, quando ficou com a sexta posição.

Após o resultado abaixo em 2016, Fratus deu a volta por cima e acumulou bons resultados em Mundiais, ao conquistar duas pratas (2017 e 2019), o que credencia o brasileiro de 32 anos à disputa por medalha em Tóquio.