Topo

Time de softbol do México é acusado de jogar uniformes olímpicos no lixo

Uniformes foram encontrados no lixo por duas pugilistas mexicanas - Reprodução/Twitter
Uniformes foram encontrados no lixo por duas pugilistas mexicanas Imagem: Reprodução/Twitter

AFP, em Yokohama

29/07/2021 11h57

As jogadoras da seleção mexicana de softbol podem ser banidas pela federação e não disputar mais competições oficiais. As atletas teriam jogado seus uniformes no lixo ao deixarem a Vila Olímpica de Tóquio, o que causaria a punição por parte da entidade mexicana.

A denúncia foi feita pela pugilista mexicana Brianda Tamara. No Twitter, a atleta postou foto dos uniformes em uma lixeira da Vila Olímpica, e escreveu na legenda: "Este uniforme representa anos de esforços, sacrifícios e lágrimas. Todos os atletas mexicanos desejam usá-lo com dignidade e hoje, infelizmente, a seleção mexicana de softbol deixou tudo no lixo das vilas olímpicas".

"Talvez para alguns dos colegas atletas esses uniformes signifiquem 'nada'. Para muitos outros eles representam nossos anos de trabalho, dedicação, amor e paixão. É uma pena que a seleção mexicana de softbol não veja as coisas assim", escreveu na mesma rede social outra pugilista, Esmeralda Falcón, com mais fotos.

Em comunicado, a federação mexicana de softbol declarou que caso o descarte dos uniformes seja comprovado, as atletas não poderão mais competir pela seleção. A entidade afirmou que irá averiguar a veracidade do ocorrido, uma vez que as roupas poderiam ter ficado pelo excesso de bagagem.

Com uma base de jogadoras nascidas nos Estados Unidos com pais ou avós mexicanos, a equipe terminou em quarto lugar no torneio de softbol. No pódio, ficaram as seleções do Japão, com o ouro; dos Estados Unidos, com prata; e do Canadá, com o bronze.