Topo

Pia fala em "administrar obstáculos" após bate-boca online de Bárbara

Bárbara sofreu três gols em três partidas da primeira fase das Olimpíadas, tem sido criticada e reagiu - Sam Robles/CBF
Bárbara sofreu três gols em três partidas da primeira fase das Olimpíadas, tem sido criticada e reagiu Imagem: Sam Robles/CBF

Do UOL, em São Paulo

29/07/2021 06h19

As últimas horas foram de agitação nos bastidores da seleção brasileira de futebol feminino que se prepara para enfrentar o Canadá amanhã (30), às 5h, pelas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A goleira Bárbara se envolveu em uma troca de xingamentos pelas redes sociais com uma atleta paralímpica da paracanoagem chamada Andréa Pontes, que ironizou em uma postagem no Instagram sua titularidade na equipe.

A CBF decidiu tratar o bate-boca online como assunto pessoal e afirmou que não se posicionaria. A técnica Pia Sundhage foi questionada em entrevista coletiva hoje (29) e também fugiu do assunto. "É difícil para mim te dar uma resposta sincera, porque o psicológico é algo que você trabalha todo dia e juntas. É difícil quando vem das redes sociais também, porque eu não estou atualizada, não sou boa nisso. Por isso temos uma equipe com especialistas para me dar informações", disse, antes de completar já com foco no aspecto esportivo.

"No fim das contas temos quartas de final de Olimpíada e todos os obstáculos são administrados, porque você realmente quer atuar neste jogo. Meu trabalho é colocar o time junto, dizer e fazer as coisas certas e preparar para este jogo. Eu vou falar com o grupo sobre o jogo e como criar boas situações contra o Canadá."

Ontem, Andréa Pontes, que não participará da edição dos Jogos Paralímpicos por corte na categoria que atua, fez críticas irônicas ao desempenho da goleira na seleção: "Galera, uma sugestão. Põe a Babi Arenhart [goleira do handebol] no lugar da Bárbara e tá tudo resolvido, Brasil campeão", escreveu ela, mencionando os perfis das jogadoras na rede social.

Bárbara, ao ler a mensagem, respondeu. "Por que você não vem no meu lugar? Já, já começa a sua competição, será que você tem competência para chegar a menos a conhecer? Tem a competência de ir a quatro Paralimpíadas? Porque cada um com suas limitações, né. Vai treinando aí que, assim como eu treino pra c..., você vai precisar para tentar estar a menos em uma Paralimpíada", retrucou a goleira.

"Ah, e quem é você mesmo? Ninguém na vida! Só mais uma querendo chamar a atenção. Aproveita que te respondi, idiota", prosseguiu Bárbara.

Foi a vez de Andréa se manifestar. "Se você não sabe, já fui a 6ª melhor do mundo na minha categoria! Não lembro de você ter sido nem a 6ª melhor goleira do Brasil. Não estou na Olimpíada porque o programa olímpico cortou a categoria VL1 (que é a minha), então não fala bobagem sem saber!", iniciou.

"Mas enfim, quer fazer um tiro 200m velocidade comigo? Você aguenta? 'Cheinha' como você está, o arrasto do caiaque vai ser grande. E antes que eu esqueça, vai treinar para não tomar outro frango e afundar o Brasil de novo!", prosseguiu a atleta paralímpica, ironizando o peso da goleira.

Andrea Pontes, da canoagem, trocou farpas com Bárbara no Instagram - Andréa Pontes: Reprodução/Instagram - Andréa Pontes: Reprodução/Instagram
Andrea Pontes, da canoagem, trocou farpas com Bárbara no Instagram
Imagem: Andréa Pontes: Reprodução/Instagram

Bárbara rebateu o comentário. "Pois dá uma olhadinha na Fifa que estive como melhor 4° [goleira]. E sobre apostar: vamos? Quando? E sobre sua modalidade... é tão boa que nem aqui está. Sinto muito por você, meus sentimentos. Treina outra categoria e tenta se encaixar, já que nem na sua você é capaz".

Briga continuou nos stories

Andréa Pontes, atleta paraolímpica da canoagem, divulgou print com ofensas de Bárbara - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Andréa Pontes, atleta paraolímpica da canoagem, divulgou print com ofensas de Bárbara
Imagem: Reprodução/Instagram

Pouco tempo depois, Andréa publicou, em seus stories, um print que mostra mensagens ofensivas de Bárbara no privado. "Posta isso aí, cuzona", iniciou.

No print, a goleira da seleção questionou: "Só porque é deficiente pode falar o que quer?". Além disto, ela pediu novamente para Andréa "procurar algum esporte para competir".

Depois dos prints, nenhuma das atletas seguiu fazendo comentários sobre o assunto, que se espalhou pelas redes sociais ao longo da tarde de quarta-feira (28). Ao que tudo indica, Bárbara seguirá no time na partida contra o Canadá. O único desfalque será Poliana, preservada por ter sido substituída contra a Zâmbia com suspeita de concussão.