Topo

Quem é o iraniano que já jogou na NBA e se destacou contra os EUA

Hamed Haddadi foi o primeiro iraniano a figurar na NBA - ARIS MESSINIS/AFP
Hamed Haddadi foi o primeiro iraniano a figurar na NBA Imagem: ARIS MESSINIS/AFP

Do UOL, em Belo Horizonte

28/07/2021 03h42

Apesar da derrota por 120 a 66 para os Estados Unidos, na segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a seleção de basquete do Irã tinha em quadra uma peça especial para o duelo disputado na madrugada desta quarta-feira (28). Aos 36 anos, o pivô Hamed Haddadi relembrou os tempos em que encarar os norte-americanos era rotina.

Atualmente no Sichuan Blue Whales, da China, o grandalhão de 2,18m foi o primeiro iraniano a figurar na NBA. Contratado pelo Memphis Grizzlies em 2008, onde ficou até 2013, também defendeu os Raptors e o Phoenix Suns.

Um dos ídolos da modalidade no Irã, Haddadi fez parte da seleção em Pequim-2008, quando a seleção iraniana terminou na 11ª colocação; um feito histórico para o país.

No duelo desta quarta-feira contra o Dream Team, Hamed ficou em quadra por 22 minutos e 21 segundos, anotando 15 pontos. O experiente jogador acertou cinco dos sete arremessos realizados, pegou seis rebotes, deu uma assistência e cometeu quatro erros.

Esta foi a segunda derrota dos iranianos em Tóquio. Na estreia, o time perdeu para a República Checa por 84 a 78. O próximo desafio será na sexta-feira (30), contra a França.