Topo

Natação: Vinícius Lanza e Caio Pumputis não vão às semis dos 200m Medley

Vinicius Lanza, nadador brasileiro - Alexandre Loureiro/COB
Vinicius Lanza, nadador brasileiro Imagem: Alexandre Loureiro/COB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/07/2021 08h26

Os brasileiros Vinícius Lanza e Caio Pumputis disputaram, hoje, as classificatórias dos 200m Medley individual para as semifinais e não conseguiram avançar. Os donos dos 16 melhores tempos garantiram vaga na próxima etapa da competição entre 45 atletas que entraram na piscina em seis baterias.

Vinícius Lanza foi o primeiro brasileiro a entrar na água, na segunda bateria. Competindo na raia 5, o brasileiro marcou o tempo de 1.58.92, sua melhor marca no ano e venceu sua série. O tempo, porém, não foi suficiente para o brasileiro avançar às semifinais. Na classificação geral, ele alcançou a 25ª posição.

Após sua prova, Lanza afirmou que estava feliz com o resultado na piscina e que fez tudo que podia para tentar avançar às semis.

"Era o que eu esperava. Trabalhei para isso. Deixei tudo que eu tinha ali. Foram sete anos esperando esse momento e muito feliz de tirar essa energia incrível da piscina olímpica. É a minha estreia nas Olimpíadas. Estou muito feliz, fiz tudo que eu tinha pra fazer", disse ao SporTV.

Já Caio Pumputis disputou a sexta e última bateria. Na raia 7, o nadador brasileiro anotou o tempo de 1.58.36 e ficou na 6ª posição na série. Ele também não conseguiu a vaga nas semifinais, já que na classificação geral ficou em 19º.

O nadador de 22 anos se mostrou surpreso com o rendimento dos atletas nesta Olimpíada, alegando que em Rio-2016 e Londres-2012 o tempo para avançar na prova era menor.

"Foi uma prova muito mais forte que 2016 [Rio] e 2012 [Londres] e até as últimas edições do mundial, a gente achou que 1m58s ia dar final. Eu dei tudo, e fiquei em 19º. Mas bora pra próxima, primeira olimpíada e tem muito pela frente", disse.

Semifinais e final

As semifinais dos 200m Medley estão marcadas para o início da madrugada de amanhã, 00h05 (de Brasília). A final da competição acontece na próxima sexta-feira (30), às 11h15 (de Brasília).