Topo

Algoz de Portela, russa sai com olho inchado e carregada antes do bronze

Madina Taimazova, da Rússia, com o olho inchado e um grande hematoma após luta contra japonesa Arai no judô - Reprodução/SporTV
Madina Taimazova, da Rússia, com o olho inchado e um grande hematoma após luta contra japonesa Arai no judô Imagem: Reprodução/SporTV

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/07/2021 06h54Atualizada em 28/07/2021 10h39

Algoz de Maria Portela nas oitavas de final da categoria até 70kg do judô das Olimpíadas de Tóquioquando venceu a brasileira após decisões polêmicas da arbitragem — a russa Madina Taimazova levou a pior em sua luta na semifinal B contra a japonesa Chizuru Arai. Além de ser derrotada, ela ficou com um impressionante hematoma no olho direito e precisou sair carregada do tatame após sofrer um estrangulamento que finalizou a luta.

Mesmo machucada e com um curativo no rosto, Taimazova passou por uma avaliação médica na Arena Nippon Budokan, foi liberada para disputar o bronze contra a croata Bárbara Matic e venceu no golden score, garantindo assim a medalha para o Comitê Olímpico Russo.

Além da situação clínica, a russa ainda enfrentou — ao longo de sua trajetória em Tóquio — novas polêmicas envolvendo a arbitragem e mais um longo duelo no "golden score" (espécie de prorrogação no judô).

No primeiro momento que gerou opiniões controversas na luta contra a japonesa, o árbitro mandou parar o duelo alegando que Taimazova havia desistido, sendo que ela não desistiu e Arai estava próxima de uma finalização.

Madina Taimazova, da Rússia, após o segundo golden score de mais de 10 minutos - Rob Carr/Getty Images - Rob Carr/Getty Images
Madina Taimazova, do Comitê Olímpico da Rússia, após o segundo golden score de mais de 10 minutos
Imagem: Rob Carr/Getty Images

Em seguida, foi a vez da russa se sentir prejudicada em lance de revisão do VAR para um possível waza-ari (para muitos, mais claro que o contestado por Portela).

Pouco depois, Taimazova sofreu o estrangulamento que levou ao fim da luta com vitória por ippon da japonesa após 12 minutos de golden score.