Topo

WSL parabeniza Ítalo Ferreira por 1ª medalha de ouro do surfe em Olimpíadas

ADRIANO WILKSON

Do UOL, em Ichinomiya (Japão)

27/07/2021 05h07

A Liga Mundial de Surfe (WSL) parabenizou o brasileiro Ítalo Ferreira pela conquista da 1ª medalha de ouro da história do surfe masculino nos Jogos Olímpicos. Ítalo hoje é o segundo lugar no ranking da WSL e é o atual campeão do campeonato da Liga.

Em publicação, o perfil da WSL parabenizou Ítalo pela vitória histórica diante do japonês Kanoa Igarashi, que ficou com a medalha de prata depois de bater Gabriel Medina na semifinal.

Ítalo é o atual vencedor da Liga Mundial de Surfe. Com a vitória diante de Gabriel Medina, em 2019, Ferreira tornou-se o terceiro brasileiro a conquistar o campeonato. Por conta da pandemia da covid-19, a temporada de 2020 não aconteceu.

Ferreira compete na Liga Mundial de Surfe desde 2015, quando foi eleito o estreante do ano. Aos 27 anos, o brasileiro do Rio Grande do Norte pode dizer que é campeão mundial e olímpico no surfe.

Além de ser a primeira medalha de ouro da história do surfe masculino, Ítalo foi o primeiro brasileiro a chegar ao lugar mais alto do pódio nessa edição dos Jogos Olímpicos.

A disputa no mar de Ichinomiya começou tensa, com o potiguar quebrando a prancha logo na primeira tentativa de manobra na onda. Mas, depois, Ítalo mostrou o motivo de ser um dos melhores do mundo, abriu boa vantagem sobre o adversário e garantiu a medalha de ouro.

"Eu vim com uma frase para o Japão: "diz amém que o ouro vem". Treinei muito nos últimos meses e Deus realizou o meu sonho, de me dar a oportunidade de fazer o que eu amo. Ajudar as pessoas e a minha família. Foi entrar na água, sem pressão, e eu consegui o que eu queria", disse Ítalo em entrevista à Globo depois da conquista.