Topo

Gustavo Tsuboi vence e avança às oitavas de final no tênis de mesa

Gustavo Tsuboi durante partida nas Olimpíadas de Tóquio - JUNG Yeon-je / AFP
Gustavo Tsuboi durante partida nas Olimpíadas de Tóquio Imagem: JUNG Yeon-je / AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/07/2021 00h06

O brasileiro Gustavo Tsuboi venceu Aruna Quadri, da Nigéria, por 4 a 2, na terceira rodada do tênis de mesa nas Olimpíadas de Tóquio-2020. Com parciais de 13/15, 11/9, 11/6, 7/11, 11/7 e 11/6, Tsuboi dominou a partida nos momentos chave e soube fazer uma pausa estratégica quando estava ameaçado para conquistar a vitória avançando às oitavas de final.

Ele fez história e se tornou o terceiro atleta brasileiro a chegar a esta fase de competição em uma Olimpíada. Antes, Hugo Oyama, em Atlanta-1996, e Hugo Calderano, no Rio-2016, já haviam atingido tal marca.

"Eu procurei não pensar nesse tipo de coisa, como recordes e feitos históricos, eu pensei mais em como desenvolver o meu jogo. Acho que essas coisas podem atrapalhar se você pensa muito nisso, mas com certeza agora depois do jogo, mais relaxado, fico muito contente de contribuir pro meu país. Muito gratificante fazer parte dessa história", disse Tsuboi.

O primeiro set foi bem disputado, com uma troca incessante de pontos entre os dois mesatenistas. Aruna levou a melhor com 15 a 13, fazendo 1 a 0 na partida. O equilíbrio continuou na segunda etapa, com ótimas disputas de ponto, mas dessa vez melhor para o brasileiro, que fechou em 11 a 9, empatando em 1 a 1.

Tsuboi manteve o bom ritmo e dominou o terceiro set, fazendo 11 a 6, virando a partida para 2 a 1. Na quarta etapa o jogo mudou. Aruna passou a dominar a partida, a partir de alguns erros do brasileiro, fez 11 a 7, empatando em 2 a 2.

O brasileiro voltou arrasador para o quinto set, abrindo 5 a 2. O ótimo saque e recepção de bola fizeram a diferença. Mas o nigeriano voltou para a partida, encostou em 6 a 5 e obrigou o brasileiro a pedir tempo para acalmar o ritmo. A pausa fez bem para o brasileiro, que fez quatro pontos seguidos, estabelecendo um 9 a 5. Após isso, o bom ritmo foi constante, fechando em 11 a 7 e fazendo 3 a 2.

Tsuboi voltou bem no último set, não deu chances para Aruna, fazendo 11 a 6 e fechando a partida em 4 a 2. Ele encara o atleta de Taiwan Yun Jun Lin, pelas oitavas de final, a partir das 4h30 (horário de Brasília) desta terça-feira (27).