Topo

Ítalo vence Owen Wright e enfrentará algoz de Medina na disputa pelo ouro

Ítalo Ferreira enfrentou o australiano Owen Wright na semifinal do surfe nas Olimpíadas - Jonne Roriz/Jonne Roriz/COB
Ítalo Ferreira enfrentou o australiano Owen Wright na semifinal do surfe nas Olimpíadas Imagem: Jonne Roriz/Jonne Roriz/COB

Adriano Wilkson

Do UOL, em Ichinomiya (Japão)

27/07/2021 00h54

Ítalo Ferreira está na final do surfe masculino nas Olimpíadas de Tóquio e tem ao menos a medalha de prata garantida. O brasileiro venceu o australiano Owen Wright na segunda semifinal disputada na praia de Tsurigasaki, em Ichinomiya. O campeão mundial de 2019 enfrentará na decisão o japonês Kanoa Igarashi, que eliminou Gabriel Medina na outra semifinal.

"Vou pro tudo ou nada. Meu foco é na medalha de ouro. Errei bastante na semi e vou consertar na final. Agora é só ter boas energias e ir pra cima", afirmou o potiguar. O surfista confirmou que está com um incômodo na perna, mas deu a entender que isso não vai atrapalhar seu desempenho. "Venho sentindo a minha perna há alguns dias, mas faz parte da brincadeira."

Ítalo venceu a bateria com 13,17 no somatório (6,67 e 6,50 nas duas melhores ondas), contra 12,47 (6,47 e 6,00) do australiano.

O começo de bateria foi devagar. Ítalo recebeu 4,50 em sua segunda onda, enquanto Owen ganhou 5,00 na primeira onda. O brasileiro melhorou com cerca de 20 minutos no relógio. Ele completou aéreo que rendeu nota 6,50, o que deixou o australiano precisando de 6,01 para virar.

Owen buscou o empate, com os dois surfistas somando 11,00 pontos no total. A vantagem era de Ítalo por ter a maior nota da bateria (6,50). Mais tarde, o brasileiro aumentou a vantagem ao receber 6,67, mas Owen seguiu próximo com um 6,47.

Com cinco minutos para o final, o australiano precisava de uma nota 6,70 para virar, mas não conseguiu, o que garantiu Ítalo na decisão.

A final está prevista para começar às 3h46 (de Brasília). A disputa do bronze, entre Medina e Owen, será realizada pouco antes, às 2h16 (também de Brasília).