Topo

Ex-ginasta diz ter sido humilhado por Ângelo: 'Momentos constrangedores'

Ex-ginasta Vinicius Augusto fez novas acusações contra Ângelo Assumpção - Reprodução
Ex-ginasta Vinicius Augusto fez novas acusações contra Ângelo Assumpção Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/07/2021 19h40

Após Gabriel Alves acusar o ex-colega Ângelo Assumpção de humilhá-lo durante anos, o ex-ginasta Vinicius Augusto trouxe à tona hoje novas acusações contra o ex-integrante da seleção brasileira de ginástica artística. Em 2015, Ângelo foi vítima de racismo do ginasta olímpico Arthur Nory.

Em um longo relato publicado nas redes sociais, Vinicius disse ter passado suas "piores experiências" ao lado de Ângelo no período que treinou no Clube Pinheiros, entre 2015 e 2018. Ele detalhou "momentos constrangedores" ao lado do ginasta.

Mais cedo, Ângelo já havia rebatido as acusações feitas por Gabriel Alves. "Fiquei surpreso e chocado com estas acusações, até porque não compartilho com este tipo de comportamento retrógrado", rebateu Ângelo, em nota enviada hoje à imprensa.

A publicação ainda mostra Ângelo xingando e dando um tapa no ex-colega após prendê-lo dentro de um guarda-roupas. "Sai do armário", diz Ângelo na gravação.

"Esse foi apenas um dos momentos constrangedores e difíceis que passei (...) Porém essa situação é leve perto de muitas outras", contou Vinicius.

Entre as acusações, Vinicius disse que chegou a ser obrigado a fazer "favores" para Ângelo. Em outro momento contou que foi trancado para fora do quarto que eles dividiam.

"Passei muito tempo aceitando coisas desse tipo, talvez até piores! Poderia ficar aqui por horas contando inúmeros casos, mas já foi difícil escrever tudo isso sabendo que pessoas próximas a mim vão ler", disse.

"Acredito sim que Ângelo é muito talentoso, e já teve ótimos resultados, só falta ter bom caráter, humildade e respeito (...) Estou vindo aqui justamente para que vocês possam entender um pouco de tudo isso que está acontecendo, e poder ver que as coisas não são exatamente como ele conta", acrescentou.

A publicação de Vinicius acontece no mesmo dia que Ângelo se defendeu das acusações feitas por Gabriel Alves. O ginasta afirmou que estava "surpreso e chocado".

Leia o texto de Vinicius Augusto na íntegra:

Ler os relatos do Gabriel me fez ver que não estou sozinho e finalmente me deu coragem para falar abertamente sobre o que eu passei morando e treinando ao lado do Ângelo.

Falar sobre essas coisas é difícil para mim, são coisas que eu não gosto de relembrar. E esse é o verdadeiro motivo para eu não ter feito isso ainda. Mas agora percebi que as coisas passaram dos limites e vocês precisam conhecer o verdadeiro Ângelo Assumpção!

Em toda minha vida eu aprendi a guardar lembranças apenas de coisas boas, sobre as coisas ruins eu prefiro esquecer ou levar de aprendizagem, usar como superação e não me permitir sofrer novamente.

Durante 4 anos eu fui atleta do Clube Pinheiros, e eu ouso dizer que foi a minha melhor experiencia até agora. Ter que sair de casa com 14 anos (2015) e morar com pessoas novas não é uma coisa fácil, tem que ser muito forte pra suportar a saudade.

A saudade de casa, da família e dos amigos, mas graças a Deus eu consegui me manter firme, fazer novas amizades e criar uma família. De todas as pessoas que convivi no meu tempo na ginástica, infelizmente uma das minhas piores experiencias foi com o Ângelo Assumpção!

Durante os primeiros anos (2015 e 2016) tive uma ótima convivência com Ângelo, e era super fã do seu trabalho, sem sombra de duvidas ele era um ginasta super talentoso.

Desde que mudamos para um novo apartamento em 2018 (tinha 17-18 anos) e precisei dividir o quarto com o Ângelo e um outro atleta, as coisas começaram a sair um pouco do controle, como no vídeo em que vocês puderam ver a cima!

Infelizmente eu nunca consegui falar sobre isso para as pessoas por medo e vergonha de não conseguir resolver as minhas coisas sozinhas, quando me procuraram pra fazer a matéria sobre esse vídeo, pedi que se fosse realmente publicar, que me colocassem como anônimo e sem o vídeo.

Porque sinceramente é muito constrangedor! Pensa na minha família tendo que ver uma pessoa me dando um tapa na cara e me insultando, num ambiente que deveria ser saudável, e vindo de uma pessoa que eu era super fã.

Esse foi apenas um dos momentos constrangedores e difíceis que passei, no vídeo eu estava me escondendo no guarda-roupa do quarto em que eu dividia com Angelo, ele chegou viu que eu estava lá e me prendeu pra poder começar a gravar!

Em seguida ele abre a porta e me pergunta se estou saindo do armário, me chama de "Viadinho" e dá um tapa na minha cara, tudo isso na intenção de mandar o vídeo em um grupo para as pessoas me caçoarem depois.

Porém essa situação é leve perto de muitas outras que passei! Que eu me lembre a pior foi a vez que por conta de uma "brincadeira" que ele fazia comigo, eu tinha que fazer "favores" para ele, como lavar e estender as roupas DELE, lavar a louça ELE e muitas outras coisas pessoais.

Tudo isso porque ele me emprestou um fone de ouvido, e um lado do fone parou de funcionar ele me disse que eu teria que comprar outro, porém eu não tinha condições para comprar o fone do mesmo valor, quando eu finalmente juntei o dinheiro e fui atrás de comprar, ele não deixou... Pois sabia que aquilo me prejudicaria com outras contas e então decidiu que estaria devendo favores a ele! Só que as coisas começaram a passar um pouco dos limites, em um dos favores ele me disse que eu não ia poder mais falar com o meu melhor amigo(que morava e treinava com nós).

Disse que se visse eu conversando com ele, eu iria dormir fora do NOSSO quarto (essa história de dormir fora do quarto já vinha acontecendo a algum tempo) porém continuei a falar com meu amigo, até o dia que o Ângelo me relembrou sobre os favores na frente dele, disse para eu fazer o que ele mandou e que não me daria outra chance se ele visse novamente!

No momento fiquei sem saber o que fazer por medo, e nisso meu amigo achou que eu tinha parado de falar com ele porque o Angelo mandou. Ele saiu muito bravo com aquela situação, aquela cena me pesou muito e logo depois eu fui atras do meu amigo pra pedir desculpas! Eu disse que ia parar de ficar fazendo tudo o que o Angelo mandava, e que eu não deixaria mais ele me tratar daquela maneira, meu amigo me disse que era ridículo o papel que eu me submetia, as coisas que eu deixava o Angelo fazer comigo e que aquilo não era normal.

Ao chegar no ap no fim de semana depois do treino, a maioria dos atletas iam pra casa de seus familiares (menos eu por conta da minha família morar em outro estado) Angelo não me deixou entrar no NOSSO quarto!

Meu amigo que ficava no quarto ao lado deixou a chave do quarto dele para que eu ficasse lá durante o fim de semana porque já imaginava que Angelo me colocaria para fora, e para que eu não tivesse que dormir com um colchão no chão da sala por ser um ambiente mais frio!

Todos foram embora para suas casas e no ap ficou apenas eu e Angelo, me tranquei no quarto so meu amigoo e ali fiquei esperando uma oportunidade de entrar no MEU quarto para pegar minhas coisas de banho, minha carteirinha do clube que era usada para refeições e nem dinheiro!

O Angelo viu que eu não estava na sala ele me procurou e descobriu que eu estava no quarto do lado, e disse pela porta: "eu falei que você tinha que ficar na sala" ele saiu e trancou a porta do nosso quarto e foi passar o fim de semana na casa da família!

Naquele momento eu estava no meu limite, esgotado de todas as coisas que já tinha passado calado, não tinha o que comer, sem minha carteirinha do clube não tinha como ir ao clube pra fazer as refeições, e sem cartão e dinheiro não tinha como comprar comida!

Pela primeira vez eu resolvi falar com o responsável do nosso ap que no mesmo momento ligou para Ângelo mandando-o vir abrir a porta do nosso quarto, mas ele so voltou ao apartamento no dia seguinte. Para minha sorte meu amigo tinha algumas comidas guardadas no armário e me deu.

Quando o Ângelo chegou e destrancou o quarto eu entrei e a gritaria começou, foi a primeira vez que eu resolvi não fica calado e disse que não iria fazer mais nada que ele mandasse. Alguns meses depois eu finalizei minha carreira no esporte e sai do clube por motivos pessoais, voltei para casa dos meus familiares e graças a Deus acabou toda a humilhação que eu sofria nas mãos dele.

E como eu disse, nunca cheguei a contar essas situações para minha família e nem técnicos do clube, sentia muita vergonha e sempre tentei resolver todos os meus problemas sozinhos, mas no fim nunca resolvia nada! Passei muito tempo aceitando coisas desse tipo, talvez até piores! Poderia ficar aqui por horas contando inúmeros casos, mas já foi difícil escrever tudo isso sabendo que pessoas próximas a mim vão ler.

Tudo isso me serviu de aprendizado, pois hoje não aceito nada calado, e não deixo ninguém me tratar mal, graças a Deus tive um psicológico muito forte pra aguentar inúmeras humilhações (as vezes até em público) e não guardo rancor de nada disso. Eu aprendi a perdoar as pessoas independente do que acontecer, apesar de nunca ter ouvido um pedido de desculpas eu não guardo rancor e nem sinto raiva dele!

Porém ver todas essas histórias saindo na mídia, e ver tantas pessoas que me ajudaram passando por situações tão tristes, por conta de histórias mal contadas onde ele sai como uma vítima indefesa e outras pessoas se saem como vilões (não me refiro apenas a Arthur... várias pessoas foram prejudicadas com essas histórias) é de doer o coração e me faz pensar que talvez eu possa contribuir de alguma forma.

Não quero defender ninguém, e nem falar quem está certo ou errado! Acredito sim que Ângelo é muito talentoso, e já teve ótimos resultados, Só falta ter bom Caráter, Humildade e Respeito. Sobre o posicionamento dele, fica muito claro que muitas coisas ditas ali, não são verdade , como por exemplo "ter um bom relacionamento com os atletas" , isso fica bem claro que é mentira , quando você vê o número de ginastas que esteve ao seu lado quando tudo isso aconteceu!

Errar é humano, permanecer no erro ...!

Estou vindo aqui justamente para que vocês possam entender um pouco de tudo isso que está acontecendo, e poder ver que as coisas não são exatamente como ele conta! Provar as coisas que ele cometeu comigo e com amigos próximos meus!

Vi muitas pessoas cobrando o vídeo da prova no post do Gabriel, mas só eu tenho o direto de mostrar o vídeo! Porque sou eu que apareço! Para entender mais sobre tudo isso , vão ao post do Gabriel e vejam os verdadeiros motivos pela falha na carreira do Angelo DETALHADAMENTE!