Topo

Bruno e Evandro vencem a segunda em Tóquio e encaminham classificação

Bruno Schmidt em ação nas Olimpíadas de Tóquio - Pilar Olivares/Reuters
Bruno Schmidt em ação nas Olimpíadas de Tóquio Imagem: Pilar Olivares/Reuters

Felipe Pereira

Do UOL, em Tóquio

27/07/2021 03h50

Evandro e Bruno Schmidt seguem invictos em Tóquio. Nesta terça-feira (27), os dois venceram um jogo tranquilo contra os marroquinos Abicha e Elgraoui por 2 a 0, parciais de 21 a 14 e 21 a 16. Com a classificação para as oitavas de final encaminhada, a dupla brasileira agora busca agora o primeiro lugar na chave. Eles enfrentam Bryl e Fijalek, da Polônia, na sexta-feira para fechar a fase de grupos.

O jogo começou com a dupla marroquina tentando fazer frente a Evandro e Bruno, mas o equilíbrio na pontuação não durou muito tempo. Logo os brasileiros cresceram no jogo e abriram uma boa vantagem. A dupla marroquina até mostrou resiliência e chegou a salvar dois set points, mas os brasileiros já estavam bem a frente. Apesar dos erros de saque, os brasileiros tiveram uma primeira parte de jogo bem tranquila e venceram sem mais problemas.

Na segunda parcial, os marroquinos mudaram de postura e começaram melhor. Assim, foi o Brasil quem precisou correr atrás do placar nos pontos iniciais, sem deixar os adversários abrirem vantagem. Os brasileiros se recuperaram, assumiram a frente, mas com Marrocos perseguindo de perto na pontuação.

Com muitos erros de saques para ambos os lados, o set foi avançando até Evandro e Bruno encaixarem boas bolas e conseguirem abrir uma vantagem. Depois de um começo de set mais equilibrado, Evandro e Bruno se distanciaram no placar e caminharam tranquilos para a segunda vitória nas Olimpíadas.

Como já é costume, Evandro teve um grande jogo sacando. Fez três pontos em aces e, com a qualidade de sua reposição, dificultou muito o passe da dupla adversária. Bruno Schmidt fez sete pontos atacando e foi o destaque do Brasil no quesito.

Com a vitória, o Brasil somou dois pontos e encaminhou a classificação para próxima fase dos Jogos Olímpicos. No torneio do vôlei de praia, cada grupo tem quatro duplas e as duas melhores passam para as oitavas de final. Os terceiros colocados de cada chave disputam uma repescagem, e as duas melhores duplas também avançam.

Otimismo para a sequência

Bruno Schmidt e Evandro estão felizes com a evolução da dupla, que venceu as duas primeiras partidas nos Jogos Olímpicos. Para Evandro, eles estão "no caminho certo".

Estamos evoluindo a cada dia, melhorando nosso jogo. Sabemos que as Olimpíadas são longas e estamos apenas no começo. Agora temos que nos concentrar, queremos nos concentrar para o próximo jogo", disse.

As diferentes situações que as partidas vêm impondo para a dupla são vistas com bons olhos por eles. Bruno e Evandro contaram que condições adversas são bem-vindas para que eles possam se adaptar. Na partida de hoje, o vento atrapalhou um pouco o desempenho, obrigando os dois a ajustar o melhor saque com o andamento da partida.

"Gosto de ter todas as condições [durante a partida]. Vamos jogar à noite, vamos jogar ao meio-dia, com um pouco de vento, um pouco de chuva, então são condições diferentes. Vôlei de praia é assim mesmo. Temos jogadores diferentes, mas também as condições climáticas são diferentes", opinou Bruno.