Topo

Scheffer sonha com pódio e em "seguir tradição" olímpica de Gustavo Borges

Fernando Scheffer durante prova da natação nas Olimpíadas de Tóquio - Satiro Sodré/SSPress/CBDA
Fernando Scheffer durante prova da natação nas Olimpíadas de Tóquio Imagem: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

26/07/2021 12h00

Na noite desta segunda-feira (26), Fernando Scheffer vai entrar na piscina em busca de uma medalha olímpica na final dos 200m livre dos Jogos de Tóquio. O brasileiro pretende repetir o feito de Gustavo Borges, último atleta brasileiro a conquistar uma medalha na prova, prata em Atlanta-96.

"Tenho chances de medalha, mas vou lidar com a final da mesma forma como a gente lidou nas outras etapas. Vou ver o que corrigir, para melhorar e ir com tudo. Na Vila, vou focar em coisas boas, tirar a cabeça um pouco da natação por um tempo, e amanhã a gente volta com foco total. Ai, quem sabe, seguir a tradição do Gustavo Borges", disse o nadador após garantir sua vaga na final.

Na semifinal, Scheffer nadou na raia de número quatro e saiu na frente nos primeiros cem metros. Nos últimos 50 metros, ele foi ultrapassado e terminou em terceiro na primeira série, com o tempo de 1min45s71. Após a segunda bateria, o nadador ficou com o oitavo tempo geral e se classificou.

Gustavo Borges conquistou prata nos 200m livre em Atlanta-1996. Na época com 23 anos, nadou em 1min48s08.

Scheffer chegou aos Jogos de Tóquio correndo por fora. Na delegação nacional, não era cotado como um dos favoritos a conquistar medalha, mas pretende surpreender e também deixar seu nome marcado na natação brasileira.

As finais da natação começam às 22h30 (de Brasília).