Topo

Pia usa lema "juntas" e banca Bárbara titular em Tóquio mesmo após falhas

A goleira Bárbara durante treino de hoje (26) da seleção brasileira olímpica, no Japão - Sam Robles/CBF
A goleira Bárbara durante treino de hoje (26) da seleção brasileira olímpica, no Japão Imagem: Sam Robles/CBF

Do UOL, em São Paulo

26/07/2021 07h30

A técnica Pia Sundhage disse que a seleção brasileira de futebol feminino deve ter mudanças na escalação para enfrentar a Zâmbia amanhã (27), às 8h30, em Saitama, pela última rodada da fase de grupos das Olimpíadas de Tóquio. Ela também adiantou que isso não envolve a titularidade da goleira Bárbara, que falhou duas vezes nos 3 a 3 com a Holanda no último sábado.

Em entrevista coletiva hoje (26), a treinadora sueca usou a palavra "juntas", que é um dos lemas que repete a cada oportunidade durante os Jogos. Em meio às suas respostas em inglês, ela usa este termo específico em português para reforçar seu peso. "Eu gostaria de enfatizar como é importante para nós estarmos juntas, ser um time", disse, antes de completar:

"Não é só sobre Bárbara, é também sobre atacar e defender juntas. Se você olhar a estreia da Bárbara ela nos salvou várias vezes. Contra a Holanda teve bons momentos também. Você precisa de experiência no gol e eu não sou uma grande fã de mudar de goleira durante um torneio."

Depois de se destacar contra a China na estreia com três defesas importantes entre o fim do primeiro tempo e o começo da etapa complementar, Bárbara teve problemas na segunda rodada, diante da Holanda. No segundo gol e no terceiro gols das europeias, ela chegou a encostar na bola depois das finalizações, mas sem a firmeza suficiente. Tudo isso paralelamente às boas fases de suas concorrentes Letícia e Aline Reis gerou dúvidas sobre a possibilidade de troca no gol, agora descartada.

Pia - Sam Robles/CBF - Sam Robles/CBF
Pia Sundhage não confirmou as mudanças de escalação que pretende fazer para amanhã
Imagem: Sam Robles/CBF

A zagueira Rafaelle também saiu em defesa de Bárbara: "Sempre fazemos nosso trabalho em grupo, não foi uma falha da Bárbara. Para a bola chegar no gol teve um lançamento e um cabeceio da atacante delas, foi um mérito da Holanda. Isso não mexe na gente em relação ao próximo jogo, não. Estamos preparadas e focadas, será muito difícil."

A seleção brasileira tem uma situação confortável no Grupo F. Não é líder, mas tem os mesmos quatro pontos da Holanda e só fica atrás no saldo de gols: cinco contra sete. Na rodada final enfrenta a Zâmbia e basta um empate para garantir a classificação às quartas de final, contra adversária ainda indefinida.

Por isso, Pia já adiantou que fará trocas e observações: "É a hora que precisamos de pernas frescas e de usar o grupo. Faremos algumas mudanças, com certeza."

FICHA TÉCNICA
BRASIL x ZÂMBIA

Competição: Jogos Olímpicos de Tóquio, 3ª rodada do Grupo F
Local: Estádio Saitama, em Saitama (Japão)
Data/hora: 27 de julho de 2021 (terça-feira), às 8h30 (de Brasília)
Árbitra: Yoshimi Yamashita (Japão)
Assistentes: Makoto Bozono e Naomi Teshirogi (ambas do Japão)
VAR: Marco Guida (Itália)

Brasil: Bárbara; Bruna Benites (Poliana), Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga (Julia), Andressinha (Angelina), Duda (Andressa Alves) e Marta; Bia Zaneratto (Ludmila) e Debinha. Técnica: Pia Sundhage.

Zâmbia: Hazel Nali; Kundananji, Agness Musasi, Mweemba e Esther Siamfuko; Lungu, Mary Wilombe, Chitundu, Chanda e Lubandji; Babra Banda. Técnico: Bruce Mwape.