Topo

Olimpíadas: Leo de Deus vai bem e avança para final dos 200m borboleta

O narador brasileiro Leonardo de Deus - Dominic Ebenbichler/Reuters
O narador brasileiro Leonardo de Deus Imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio (Japão)

26/07/2021 23h51

Leonardo de Deus chegou em segundo lugar no classificatório dos 200m borboleta nas Olimpíadas de Tóquio. Com o resultado conquistado na prova desta segunda-feira (26), ele representará o Brasil na final, que acontecerá nesta terça-feira (27). Ele vai largar na raia cinco.

"Eu sabia que estava bem no meio dos dois nadadores mais rápidos da prova. Tanto o Burdisso quanto o Milak eu sei que são caras bem agressivos na primeira parcial. Já fui com esse mindset de fazer a minha prova. Treinei para fazer isso. Nadar para 1min54seg9, com pouco tempo de intervalo, pegar uma raia cinco, minha primeira final olímpica com 30 anos, sou o titio 'sukita' da final", confidenciou Leonardo, depois de conquistar a vaga na final

O brasileiro fez uma boa prova e finalizou com o tempo de 1m54s97, e só ficou atrás apenas do húngaro Kristof Milak, com 1m52s22, entre todos os finalistas.

"A gente sabe que pode fazer muito bonito nessa final. Assistimos o Fernando Scheffer na raia oito, uma medalha de bronze nadando para caramba. Agora é tentar buscar essa energia e entregar o que o Brasil merece, que são excelentes resultados na água", afirmou o brasileiro, após conseguir a vaga na final.

Natural de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, o atelta de 30 anos é o segundo nadador brasileiro da história a chegar a uma final de 200 borboleta. O anterior foi Kaio Márcio Almeida, sétimo colocado nos Jogos de Beijing 2008.

"Ver brasileiro em final olímpica é difícil, ver na raia cinco é mais difícil ainda. Mas isso não quer dizer nada. O Scheffer foi medalha na raia oito, o Cesão [César Cielo] foi medalha na raia oito. Independentemente da raia que você está, o importante é estar na final. São três medalhas para oito caras. Estou animado, sinto que estou na minha melhor fase. Estou feliz e tranquilo! Fiz o meu melhor tempo. Mas com os pés no chão, vamos para cima", resumiu Léo de Deus.

Vale ressaltar que a noite já foi positiva para a natação brasileira. Na disputa do 200m livre, Fernando Scheffer foi ao pódio com medalha de bronze.