Topo

Djokovic e Osaka vencem fácil em dia com mais zebras em Tóquio

Reuters
Imagem: Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/07/2021 06h13

Os principais favoritos às medalhas de ouro nas simples do Torneio Olímpico de Tênis em Tóquio-2020 voltaram a vencer com facilidade nesta segunda-feira. Tanto Novak Djokovic, número 1 do mundo entre os homens, quanto Naomi Osaka, vice-líder do ranking feminino, triunfaram em sets diretos e passaram às oitavas de final.

Quem entrou em quadra primeiro foi Osaka, que até encontrou certa resistência por parte da suíça Viktorija Golubic (#49 do mundo) no primeiro set, mas fez 6/3 e 6/2. Na parcial inicial, a japonesa fez a diferença com uma única quebra de saque, que veio no oitavo game. O segundo set foi mais tranquilo. Osaka disparou no placar, abrindo 4/0, e depois só precisou confirmar seu excelente serviço até o fim.

Classificada para as oitavas de final a favoritíssima ao ouro desde Ashleigh Barty, número 1 do mundo, perdeu na estreia, Osaka vai enfrentar nesta terça Marketa Vondrousova (#42), que também venceu com tranquilidade nesta segunda. A tcheca fez 6/1 e 6/2 em cima da romena Mihaela Buzarnescu.

Novak Djokovic entrou em quadra mais tarde e também confirmou seu favoritismo sem dar chances ao azar. Aplicou 6/4 e 6/3 sobre o alemão Jan-Lennard Struff (#48) e também garantiu seu lugar nas oitavas. Struff até que fez um belo primeiro set, mas cometeu um par de erros justamente quando não podia, e o placar mostrava 5/4 para o sérvio. A quebra de saque deu o primeiro set a Djokovic e acabou se mostrando um divisor de águas. O número 1 do mundo também converteu um break point no segundo game do segundo set e, depois disso, não teve a liderança ameaçada.

O próximo adversário de Nole em Tóquio será o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (#34), que superou o australiano John Millman em três sets também nesta segunda-feira: 6/4, 6/7(4) e 6/3.

Mais três zebras na chave feminina

Depois de perder Ashleigh Barty na primeira rodada, o torneio olímpico feminino viu mais três nomes de peso se despedirem na segunda fase. A primeira delas a dar adeus foi a número 3 do mundo, Aryna Sabalenka. Em uma tarde pouco inspirada, a bielorrussa foi superada pela croata Donna Vekic (#50) por 6/4, 3/6 e 7/6(3). Mais tarde, a top Iga Swiatek (#8) foi eliminada pela espanhola Paula Badosa (#29): 6/3 e 7/6(4).

A número 13 do mundo Petra Kvitova também deu adeus de forma surpreendente. Depois de vencer o primeiro set contra a belga Alison Van Uytvanck (#59), a tcheca caiu de rendimento e acabou derrotada por 5/7, 6/3 e 6/0.