Topo

Atleta de 58 anos do tênis de mesa é eliminada por garota 40 anos mais nova

Ni Xia Lian, de Luxemburgo, perdeu para Yubin Shin, da Coreia do Sul - Steph Chambers/Getty Images
Ni Xia Lian, de Luxemburgo, perdeu para Yubin Shin, da Coreia do Sul Imagem: Steph Chambers/Getty Images

Colaboração ao UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

25/07/2021 08h02

Atleta mais experiente do tênis de mesa feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Ni Xia Lian, de Luxemburgo, deu adeus à disputa individual ao perder para Yubin Shin, de 17 anos, da Coreia do Sul. O duelo de gerações, que aconteceu hoje (25), foi recheado de emoção. Shin triunfou por 4 a 3 e, na próxima rodada, encara Hoi Kem Doo, de Hong Kong.

Aos 58 anos, Ni Xia Lian está na quinta participação em Jogos Olímpicos — anteriormente, atuou em Sydney-2000, Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016 — e não faz projeções de parar. Antes do início da competição, o site oficial do evento realizou uma entrevista e, dentre diversos assuntos, como segredo para a longevidade no esporte e relação com a família, questionou se Tóquio poderia marcar a despedida. Ela, que nasceu na China e se naturalizou por Luxemburgo, porém, demonstra vontade de mais.

"Nunca diga nunca! É uma questão de aproveitar. Os jogadores mais jovens são melhores, têm mais força e energia, mas estou muito feliz por ter esta oportunidade de participar", disse ao "Olympics", na ocasião.

A curiosidade do duelo realizado mais cedo fica pelo fato de, na atual edição, Yubin Shin ter entrado para a história também pela idade, mas no outro lado da balança. A atleta se tornou a mesatenista mais jovem a defender a Coreia do Sul em Olimpíadas, superando Ryu Seungmin, que esteve em Sydney-2000 com 18 anos.

Na Rio-2016, Ni Xia Lian foi algoz de Caroline Kumahara, ao vencer e eliminar a brasileira na disputa individual.

Vale lembrar que o tênis de mesa feminino, inclusive, tem a atleta mais jovem dos Jogos de Tóquio, com Hend Zaza, da Síria, de apenas 12 anos. Ela foi eliminada ontem (24), após perder para a austríaca Jia Liu por 4 a 0.