Topo

Rayssa Leal brilha e vai à final no skate; Letícia e Pâmela ficam fora

Rayssa Leal se classificou para a final do skate street feminino nas Olimpíadas de Tóquio - LUCY NICHOLSON/REUTERS
Rayssa Leal se classificou para a final do skate street feminino nas Olimpíadas de Tóquio Imagem: LUCY NICHOLSON/REUTERS

Felipe Pereira

Do UOL, em Tóquio

25/07/2021 22h52Atualizada em 25/07/2021 23h53

Rayssa Leal é a única brasileira classificada à final do skate street feminino nas Olimpíadas de Tóquio. Pâmela Rosa e Leticia Bufoni, as outras brasileiras na disputa, não se garantiram na decisão.

Rayssa foi a terceira colocada na classificatória. Leticia, em nono, e Pamela, em décimo, completaram a lista de brasileiras. Rayssa e Leticia disputaram a última bateria da classificatória, enquanto Pamela esteve na terceira bateria.

A classificatória do skate street feminino foi disputada por 20 atletas, divididas em quatro baterias com cinco skatistas cada. Cada atleta teve direito a duas voltas e cinco manobras (as três menores notas das manobras foram descartadas). As oito melhores no geral foram para a final.

Além de Rayssa, as demais atletas garantidas na decisão são Funa Nakayama (Japão), Momiji Nishiya (Japão), Roos Zwetsloot (Holanda), Aori Nishimura (Japão), Wenhui Zeng (China), Margielyn Didal (Filipinas) e Alexis Sablone (Estados Unidos).

A expectativa era que o Brasil brigasse por medalhas com as três representantes do país na modalidade, já que Rayssa, Leticia e Pâmela estão entre as melhores do mundo no skate street feminino.

Pâmela erra muito em bateria

Na terceira bateria da classificatória, Pâmela terminou com 10,06 pontos no somatório após duas voltas e cinco manobras. Skatista mais aplaudida na apresentação, ela abriu sua primeira volta com dois erros e recebeu nota 1,25. Na segunda volta, se recuperou e não errou nada: nota 3,57.

Antes das manobras, Pâmela cometeu dois erros no aquecimento e se irritou. Já na primeira tentativa para valer, acertou e ganhou nota 2,82. Porém, errou na segunda, terceira e quarta manobras e ficou zerada. Na última manobra, acertou e recebeu nota 2,42.

Após o fim da sua bateria, ela se recusou a passar da zona mista, o que gerou uma chamada de atenção da coordenação do evento com a equipe brasileira.

Rayssa supera Leticia

Já na última bateria do dia, Rayssa fechou com 14,91 pontos no total, contra 10,91 de Leticia. Na primeira volta, Rayssa não errou e recebeu nota 3,29. Leticia veio na sequência, com 2,21. Já na segunda volta, Rayssa errou na última manobra e ficou com 2,01. Leticia melhorou em relação à primeira volta e ganhou nota 2,58.

Nas manobras, Rayssa (2,82) e Leticia (2,62) acertaram as primeiras tentativas. Rayssa caiu na segunda manobra, enquanto Leticia ganhou 2,20. Rayssa acertou a terceira manobra (3,37), seguida por Leticia (2,81).

Na quarta manobra, a nota de Rayssa foi 3,20, enquanto Leticia caiu. Na última manobra, Rayssa ganhou 5,05 para se garantir na final. Leticia recebeu 2,90 e acabou fora da decisão.