Topo

"Judô is Going Home": por que Arena onde Cargnin foi bronze é berço do judô

Palco das Olimpíadas de Tóquio, Budokan é arena mais importante do judô no mundo - Valery Sharifulin\TASS via Getty Images
Palco das Olimpíadas de Tóquio, Budokan é arena mais importante do judô no mundo Imagem: Valery Sharifulin\TASS via Getty Images

Beatriz Cesarini

De Tóquio, no Japão

25/07/2021 08h31

O brasileiro Daniel Cargnin conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas após vencer o israelense Baruch Shmailov no mais importante local do judô no planeta.

A arena Nipo Budokan foi construída para receber as lutas de judô dos Jogos Olímpicos de 1964, ano em que tanto a modalidade quanto a cidade de Tóquio estreavam no maior evento esportivo do mundo.

Judo is going home

O Budokan também é sinônimo de grandes shows de rock. Foi nesta arena que os Beatles fizeram o primeiro concerto no Japão e onde os chamados "Live at Budokan" foram gravados.

Outros conjuntos famosos também se apresentaram no Budokan, como Red Hot Chili Peppers, Queen, Kiss, Deep Purple, Cheap Trick, Bob Dylan, Iron Maiden, Dream Theater, Ozzy Osbourne, Mr. Big e Oasis. Mas o local é mesmo do judô.

E, surfando na onda da Eurocopa, em que a final, com a presença da Inglaterra jogando em Wembley, foi embalada pela música "Football is going home", no Japão aconteceu um fenômeno parecido. E, ao contrário do que aconteceu no futebol, em que os ingleses foram derrotados pela Itália, no judô o sucesso está vindo.

Hoje, os dois representantes do país-sede dos Jogos, os irmãos Uta (52 kg) e Hifumi (66 kg) Abe, levaram o ouro. Ontem, Naohisa Takato venceu na categoria até 60 kg.

Judô e jiu-jitsu

A modalidade foi criada em 1882, quando o professor Jigoro Kano desenvolveu um estudo sobre antigas formas de autodefesa e usou alguns golpes do jiu-jtsu para estabelecer o novo estilo chamado de judô, ou "caminho suave".

Segundo o mestre Kano, o judô poderia fortalecer o físico, a mente e o espírito ao mesmo tempo. O trabalho do professor abriu espaço para as mulheres, crianças e idosos porque a modalidade não se restringe apenas a homens com alta capacidade física.