Topo

Brasil empata contra atuais campeãs na estreia do handebol feminino

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/07/2021 00h43

A seleção brasileira feminina de handebol estreou nas Olimpíadas contra as russas, atuais campeões, em jogo que terminou empatado por 24 a 24 neste sábado (24). As brasileiras chegaram a ficar na frente na reta final de partida, mas não seguraram a vitória até o fim. O Brasil volta à quadra contra a Hungria, na segunda-feira (26), às 23h (de Brasília).

A seleção começou tentando equilibrar o jogo com as russas, que dominaram o placar na maior parte do tempo. A equipe europeia chegou a ficar três gols à frente em alguns momentos, mas o Brasil não permitiu que o time adversário se desgarrasse.

Já perto dos dez minutos finais, o time brasileiro igualou o placar, e o jogo ficou igual. Antes do intervalo, a Rússia não desperdiçou a chance de voltar a abrir uma vantagem e foi para o vestiário com dois gols a mais.

Na volta do intervalo, as russas se mantiveram à frente, sempre com o Brasil perseguindo e tentando evitar que a diferença ficasse muito difícil de alcançar. O equilíbrio também foi mantido, e as brasileiras se mostraram menos nervosas nessa etapa, com menos punições de dois minutos.

Nos dez minutos derradeiros, o Brasil conseguiu tomar a liderança com boas jogadas e uma defesa mais sólida. Porém, não conseguiu segurar a vitória, vendo as russas voltarem à liderança.

Os minutos finais foram de emoção, com gols lá e cá, e um empate que se manteve por causa de erros das duas equipes nos últimos ataques. Bruna ainda teve a chance de marcar o gol da vitória nos segundos finais, mas mandou para fora.

"Para a gente tirar um ponto das atuais campeãs olímpicas é um momento muito feliz. O início foi um pouco nervoso, como todo de início de Olimpíada é, mas a gente continuou lutando e acreditando. Estou muito feliz com esse resultado. Pensando nas próximas competições, cada jogo é um jogo" disse Duda Amorim.

Eleita melhor jogadora do mundo em 2014, Duda já colocou o foco no próximo compromisso. "Nosso próximo jogo é contra a Hungria, tivemos dois amistosos que perdemos para elas. Agora a gente tem que ir em busca da conquista pelos dois pontos, porque eles são importantes se a gente quiser classificar. Estamos felizes agora, podemos comemorar e já começar a focar no próximo".