Topo

Judô: Daniel Cargnin leva ippon de japonês e disputa o bronze em Tóquio

Daniel Cargnin reage a derrota para o japonês Hifumi Abe nas Olimpíadas de Tóquio - Gaspar Nóbrega/COB
Daniel Cargnin reage a derrota para o japonês Hifumi Abe nas Olimpíadas de Tóquio Imagem: Gaspar Nóbrega/COB

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

25/07/2021 06h19

Na semifinal da categoria até 66kg do judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o brasileiro Daniel Cargnin encarou o japonês Hifumi Abe e foi derrotado por ippon com 1min35s de combate para o fim. Agora, o brasileiro luta pela medalha de bronze.

Cargnin se impôs e começou bem na luta, com boas chances de aplicar golpes importantes. Apesar disso, ele acabou surpreendido pelo atleta local e sofreu o ippon, quando foi derrubado de costas no chão.

Apesar de não ter a presença de torcida na Arena Nippon Budokan por causa das medidas de segurança contra o coronavírus, o clima estava quente. Muitos voluntários japoneses aproveitaram para sentar na arquibancada e torcer por Abe.

Na briga pela medalha de bronze, Daniel Cargnin enfrenta o israelense Baruch Shmailov, derrotado nas quartas de final e classificado para a disputa do terceiro lugar na repescagem.

Na final, o japonês Hifumi Abe encara o georgiano Vazha Margvelashvili, que derrotou An Baul, da Coreia do Sul, na outra semifinal.

Caminho até a semifinal

Durante o torneio, o brasileiro de 23 anos havia superado Mohamed Abdelaal, do Egito, na primeira luta, Daniel Vieru, da Moldávia, nas oitavas de final, e o italiano Manuel Lombardo - número 1 do mundo - nas quartas de final.