Topo

Surfista da Costa Rica encara epopeia para chegar ao Japão para repescagem

Carlos Muñoz, surfista da Costa Rica - Xinhua/Alexander Pen?a
Carlos Muñoz, surfista da Costa Rica Imagem: Xinhua/Alexander Pen?a

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/07/2021 23h43

O surfista Carlos Muñoz, da Costa Risca, virou assunto comentado nas redes sociais por causa verdadeira prova de superação que está enfrentando para conseguir disputar as Olimpíadas de Tóquio-2020.

Após o português Frederico Morais contrair covid-19 e ficar impossibilitado de disputar os Jogos, Muñoz herdou sua vaga. Mas havia um grande problema. O costarriquenho estava em Guapiles, na província de Limon, região que tem sido atingida por fortes inundações, distante 120km aproximadamente da capital San José.

O surfista postou um pedido de ajuda nas redes sociais para que conseguissem transportá-lo para a capital, e providenciassem testes de covid-19 e passagens para que ele pudesse embarcar no primeiro voo disponível para o Japão.

O Corpo de Bombeiros o resgatou à 1h da manhã local, Muñoz se deslocou para a capital, conseguiu realizar os testes e adquirir a passagem com ajuda da federação de surfe. Os testes deram negativo. Amigos levaram seu passaporte e o itinerário do voo foi readequado para que ele conseguisse chegar a tempo.

Ele participaria da mesma bateria do brasileiro Gabriel Medina, que já foi concluída. Agora, precisa chegar a tempo da repescagem para participar.

"Estou aqui, rumo a Tóquio, e estou muito agradecido com esta oportunidade que me deu a federação. Último minuto, sem vocês não seria possível tudo o que passou nas últimas horas. As inundações no Caribe, o Corpo de Bombeiros que me resgatou à 1h da manhã, os patrocinadores, o presidente da federação, os agradeço muito e vou muito motivado, com vontade de competir, espero chegar bem, são e salvo e vamos para a próxima", disse em entrevista ao Comitê Olímpico da Costa Rica.