Topo

Olimpíadas: Guilherme Costa não se classifica para a final dos 400m livre

Guilherme Costa em treino antes da estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio - Júlio César Guimarães/COB
Guilherme Costa em treino antes da estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio Imagem: Júlio César Guimarães/COB

Beatriz Cesarini

Do UOL, em Tóquio

24/07/2021 08h15

O primeiro brasileiro a cair nas piscinas de Tóquio foi Guilherme Costa. O 'Cachorrão', como é conhecido, não estreou muito bem nestas Olimpíadas e está fora da final.

Costa estava na raia sete e fez a prova em 3m45s99. Com esse tempo, ele ficou na quinta posição em sua bateria — e na 11ª colocação geral do classificatório.

Após a prova, na passagem pela zona mista, 'Cachorrão' demonstrou estar muito chateado com seu tempo, e projetou melhora para as duas provas que ainda irá disputar: 800 e 1.500 metros.

"Ali no início da prova eu me perdi um pouco, eu errei o número de braçadas e acho que eu dei uma embolada. Não foi o que eu treinei, estava preparado para fazer melhor do que isso. Mas é isso, tem que aprender e levantar a cabeça. Eu não consegui tirar o meu máximo aqui, mas no 800m eu tenho que tirar", afirmou em conversa com os jornalistas após a prova.

Com esse resultado, o Brasil continua a não ter um atleta na final dos 400m livre masculino desde as Olimpíadas de Moscou, em 1980.

A final desta prova será disputada hoje, às 22h52 (de Brasília).

A natação nas Olimpíadas será disputada em eliminatórias, semifinais e finais para provas até 200m e eliminatórias e finais para distâncias maiores.