Topo

Quem é a deusa grega que aparece nas medalhas das Olimpíadas

Mulheres de máscara andam próximas a uma reprodução em grande escala da medalha das Olimpíadas de Tóquio - REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Mulheres de máscara andam próximas a uma reprodução em grande escala da medalha das Olimpíadas de Tóquio Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/07/2021 14h00

O design de cada uma das medalhas olímpicas muda de edição para edição. A cada quatro anos, cria-se uma expectativa para a revelação de como será a medalha daquela Olimpíada em particular. Uma coisa que é obrigatória, no entanto, é o desenho da deusa grega Nice em frente ao estádio Panatenaico.

Nice é a deusa grega da vitória e personifica a força e velocidade, ideais que, sem dúvidas, fazem parte dos esportes e dos Jogos Olímpicos. Apesar de sua história ter várias versões, a narrativa mais comum sobre a origem de Nice conta que ela é filha de Palas e Estige. A deusa é uma mulher alada e, por isso, sua representação nas medalhas tem asas.

Medalha da Olimpíada de Sidney 2000 - Comitê Olímpico Internacional - Comitê Olímpico Internacional
Medalha da Olimpíada de Sidney 2000
Imagem: Comitê Olímpico Internacional

Apesar de comum, a representação de Nice nas medalhas não foi registrada em todos os Jogos Olímpicos realizados até hoje. Nas edições de Londres-1908, Estocolmo-1912, Antuérpia-1920 e Paris-1924, sua imagem não esteve presente.

De Amsterdã-1928 até Sydney-2000, o desenho da deusa foi sempre muito parecido: estava vestida com uma toga, com os braços para cima, segurando em sua mão direita uma coroa de flores e folhas de palmeira no braço esquerdo.

Com a mudança visual no design das medalhas que aconteceu na Olimpíada de Atenas-2004, na Grécia, berço dos Jogos Olímpicos, Nice passou a ser obrigatoriamente apresentada com base na escultura Vitória de Samotrácia ou Nice de Samotrácia, que fica no Museu do Louvre, em Paris.

Nesta representação, Nice "ganhou" asas e aparece voando dentro do estádio Panatenaico, em Atenas, com a Acrópole e o Partenon de Atenas podendo serem vistos à distância. A analogia pretendida é que a deusa estaria dentro do estádio, levando a vitória ao melhor atleta.

Medalha da Olimpíada de Atenas 2004 - Comitê Olímpico Internacional - Comitê Olímpico Internacional
Medalha da Olimpíada de Atenas 2004
Imagem: Comitê Olímpico Internacional

Desde então, o mesmo desenho de Nice, com asas, foi utilizado nas três edições seguintes (Pequim-2008, Londres-2012 e Rio-2016) e não será diferente em Tóquio. O restante do design, no entanto, pode ser feito de acordo com as especificidades e o desejo de cada organizador.

Em grego, a deusa Nice é chamada de "Niké". A famosa empresa americana de materiais esportivos é uma homenagem à deusa grega. Seu logotipo, conhecido mundialmente, representa mobilidade e velocidade e faz referência à asa de Nice.

Veja mudanças das medalhas olímpicas ao longo dos anos