Topo

Manifestantes protestam contra Olimpíadas e gritos ecoam em estádio vazio

Adriano Wilkson, Beatriz Cesarini e Juliana Sayuri

Do UOL, em Tóquio

23/07/2021 10h16

Enquanto o clima era de festa e celebração dentro do Estádio Olímpico de Tóquio na cerimônia de abertura das Olimpíadas, fora da arena manifestantes japoneses se reuniram para protestar contra a realização dos jogos na capital do país asiático. A solenidade pediu para que os presentes fizessem um minuto de silêncio em respeito às vítimas da covid-19, mas os gritos dos ativistas ecoaram pelo estádio vazio.

Atualmente, o Japão está em estado de emergência e o evento esportivo sofre forte resistência desde que foi confirmado. A população teme uma forte onda de coronavírus e a chegada de novas variantes. De acordo com pesquisa do jornal Asahi Shimbun, 43% dos entrevistados desejam o cancelamento dos Jogos e outros 40% pedem o adiamento. Apenas 14% da população defende as Olimpíadas.

Além do cancelamento da Olimpíada, os manifestantes japoneses direcionam críticas aos envolvidos na organização, principalmente Thomas Bach, presidente do COI. Um dos ativistas disse à reportagem que os protestos devem continuar ao longo dos Jogos já em andamento. Uma fã australiana, por outro lado, afirmou que quis assistir à cerimônia ainda que à distância, mas que ficou frustrada pois os protestos foram um balde de água fria.

Uma chuva fraca começou a dispersar os manifestantes, que foram deixando os arredores do Estádio Olímpico com cerca de uma hora de cerimônia. Apesar de aglomerados, todos usavam máscaras de proteção sanitária e não entraram em confronto com o forte policiamento presente.

Fãs japoneses acenaram para os credenciados olímpicos antes de cerimônoa de abertura - UOL - UOL
Fãs japoneses acenaram para os credenciados olímpicos antes de cerimônoa de abertura
Imagem: UOL

Antes do início da cerimônia, por outro lado, cidadãos japoneses se reuniram no percurso que levou os ônibus de credenciados à arena para saudar e celebrar a chegada de todos envolvidos no evento. Crianças e adultos acenaram com bandeiras e símbolos de Tóquio-2020 e pediam fotos à imprensa internacional.

As crianças pediam pins olímpicos e alguns fãs usavam adereços dos Jogos Olímpicos de Tóquio.