Topo

Sorteio define duelos no judô: veja quem os brasileiros enfrentam em Tóquio

Mayra Aguiar disputa sua quarta Olimpíada na carreira e é uma das esperanças de medalha brasileira - Gaspar Nóbrega/COB
Mayra Aguiar disputa sua quarta Olimpíada na carreira e é uma das esperanças de medalha brasileira Imagem: Gaspar Nóbrega/COB

Do UOL, em São Paulo

22/07/2021 03h28

As chaves do judô nos Jogos Olímpicos de Tóquio foram definidas após sorteio nesta quarta-feira (21). De forma geral, os brasileiros deram sorte nos confrontos. Outros, porém, terão pela frente algumas pedreiras.

Rafael Silva, o Baby, entra de bye, e só pegará Teddy Riner, campeão olímpico em Londres-2012 e Rio-2016, em uma eventual semifinal nos pesos pesados. Situação parecida com a de Maria Suelen (também nos pesos pesados), que pode cruzar com a cubana Idalys Ortiz somente em uma semifinal. Por outro lado, Eduardo Yudy irá enfrentar o israelense Sagi Muki, melhor do mundo na categoria até 81kg. Larissa Pimenta pode pegar a japonesa Uta Abe, que é uma das favoritas na categoria até 52kg, já na segunda luta.

O judô é o esporte que mais vezes levou o Brasil ao pódio (22 ocasiões). Para as Olimpíadas de Tóquio, nossas principais chances de medalha estão com Mayra Aguiar (até 78kg), Maria Suelen (acima de 78kg), Rafael Silva (acima de 100kg) e na prova por equipes, que fará parte da competição pela primeira vez.

Confrontos dos brasileiros definidos no sorteio:

Eric Takabatake (-60 kg) x Sithisane (LAO)
Daniel Cargnin (-66 kg) x Abdelmawgoud (EGY)
Eduardo Barbosa (-73 kg) x Guillaume Chaine (FRA)
Eduardo Yudy (-81 kg) x Sagi Muki (ISR)
Rafael Macedo (-90 kg) x Bozbayev (KAZ)
Rafael Buzacarini (-100 kg) x Toma Nikiforov (BEL)
Gabriela Chibana (-48 kg) x Bonface (MAW)
Larissa Pimenta (-52 kg) x A. Perenc (POL)
Ketleyn Quadros (-63 kg) x C. David (HON)
Maria Portela (-70 kg) x N. Shaheen (EOR)

Rafael Silva (+100 kg), Mayra Aguiar (-78 kg), Maria Suelen (+78 kg) e a modalidade por equipes do Brasil começam de bye na primeira rodada.