Topo

Legado Rio-2016: Eduardo Paes cobra COB pela utilização do Parque Olímpico

Parque Olimpico -
Parque Olimpico

Do UOL, em São Paulo

22/07/2021 11h17

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes cobrou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) quanto a utilização do Parque Olímpico do Rio. Em coletiva sobre o legado da Rio-2016, o prefeito afirmou que os equipamentos do Parque estão disponíveis para ser usados: "A prefeitura não se responsabiliza pelo esporte de rendimento. A gente espera que o COB e o Governo Federal façam esse papel".

Ao ser perguntado pela Jovem Pan sobre a frustração dos atletas brasileiros por não treinar nas instalações da Olimpíada, Paes reforçou a parte que cabia a prefeitura foi cumprida. "A prefeitura do Rio construiu com o dinheiro público do povo, entregamos exatamente o que foi proposto. O COB é quem tem que cumprir seu papel em relação [ao incentivo] ao esporte de alto rendimento", completou ele.

Durante a coletiva, o prefeito, o secretário de esportes e o secretário de parcerias público-privadas do Rio de Janeiro, apresentaram as mudanças que serão feitas nas arenas do Parque Olímpico para construção de escolas. O desmonte das Arenas 1, 2 e 3 será concedido a iniciativa privada. A prefeitura planeja completas as operações e entregar quatro escolas em 2023.

Eduardo Paes disse que o projeto de legado continua sendo o mesmo proposto em 2016: "Tudo isso já era para ter sido feito, mas não só o Parque Olímpico como a cidade do Rio de Janeiro foi abandonada pela última gestão".

No fim da coletiva, o prefeito ainda comentou sobre a cerimônia de hoje (22), que irá acender a pira olímpica do Rio em homenagem aos Jogos de Tóquio 2020.