Topo

Guiné desiste das Olimpíadas de Tóquio por causa da covid-19, diz agência

Anéis olímpicos - AFP VIA GETTY IMAGES
Anéis olímpicos Imagem: AFP VIA GETTY IMAGES

Do UOL, em São Paulo*

21/07/2021 19h21

Guiné, país da África Ocidental, desistiu da participação nas Olimpíadas de Tóquio por precaução devido à pandemia de covid-19. A informação foi publicada na tarde de hoje pela agência AFP.

Segundo a agência de notícias, o país africano optou por preservar a saúde dos atletas guineenses devido ao ressurgimento de variantes do coronavírus. Guiné iria enviar uma delegação de cinco atletas ao Japão.

"O governo da República da Guiné, ansioso para preservar a saúde dos atletas guineenses, decidiu com pesar cancelar a sua participação na 32ª Olimpíada, programada para Tóquio", declarou o Ministério dos Esportes em um comunicado divulgado pelo portal "Guinéenews".

Alertas já haviam sido emitidos nos últimos dias devido a atrasos no embarque da delegação guineense, embora alguns membros da delegação já estivessem no Japão. Finalmente, havia sido anunciado que eles sairiam de avião nesta terça-feira, com muito pouco tempo para recuperação física e aclimatação. Entretanto, as passagens de avião também não foram emitidas.

Segundo o "Guinéenews", esta será a terceira vez que o país da África Ocidental não participa dos Jogos Olímpicos, depois de Munique 1972 e Montreal 1976.

Em 11 participações, Guiné nunca conquistou uma medalha olímpica. O país teria representantes para a disputa do judô, natação, atletismo e luta livre.

*Com informações da EFE