Topo

COI proibe postagens de fotos de protestos antirracistas, diz jornal

As contas oficiais dos jogos estão proibidas de veicular imagens de atletas protestando - Sebastian Frej/MB Media/Getty Images
As contas oficiais dos jogos estão proibidas de veicular imagens de atletas protestando Imagem: Sebastian Frej/MB Media/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/07/2021 11h53

O Comitê Olímpico Internacional (COI) proibiu a postagem de fotos e vídeos dos protestos antirracistas feitos por atletas durante os Jogos de Tóquio 2020. Com isso, as imagens de atletas ajoelhados antes do início das competições não poderão ser veiculadas nas contas oficiais das Olimpíadas. A informação é do jornal inglês The Guardian.

Segundo o jornal, a proibição foi comunicada ontem (20), antes do jogo entre as seleções femininas de futebol de Grã-Bretanha e Chile, que aconteceu hoje. Antes do apito inicial, as duas seleções ajoelharam no campo em protesto, mas, apesar das imagens terem sido fotografadas pela impressa, não foram publicadas nas redes sociais dos Jogos ou do COI.

Apesar da proibição nas redes sociais, a entidade flexibilizou as regras quanto aos protestos feitos por atletas em Tóquio. As manifestações pacíficas agora são permitidas durante as competições, desde que respeitem os adversários.

No entanto, os gestos de protesto continuam proibidos durante a celebrações no pódio. Até a Rio-2016, os atletas eram proibidos de fazer qualquer manifestação de cunho político, religioso ou racial dentro dos espaços de competição.