Topo

Atleta ugandense é encontrado após cinco dias de buscas no Japão

Julius Ssekitoleko, atleta de Uganda do levantamento de peso - Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Julius Ssekitoleko, atleta de Uganda do levantamento de peso Imagem: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

21/07/2021 01h05

Julius Sskitoleko, atleta do levantamento de peso de Uganda, que havia desaparecido na sexta (16) foi encontrado nesta terça (20) pela polícia japonesa. Ele estava na cidade de Yokkaichi, pouco mais de 160km distante de onde foi visto pela última vez (Izumisano). As autoridades informaram que o retorno de Julius para o seu país será feito nesta quarta (21).

Sskitoleko foi identificado após análise em imagens de câmera de segurança na estação do trem-bala de Nagoya, na segunda (19). As buscas foram intensificadas na região e o atleta foi localizado. Ele estava apenas com o celular. Seu passaporte e suas malas ficaram com a equipe que ele abandonou deixando apenas uma nota na qual afirmava que não queria voltar para o seu país.

O atleta chegou ao Japão com a delegação de Uganda. Mesmo sem ter conseguido os índices de qualificação, estava listado como um dos possíveis suplentes. Antes de desaparecer, havia testado negativo para covid-19, diferentemente de dois membros da equipe.

O Comitê Olímpico Local declarou o halterofilista desaparecido após não encontrá-lo para realizar os testes de rotina para detecção de covid-19. Desde então, o atleta de 20 anos estava sendo procurado pelas autoridades.

A embaixada do país africano afirmou que está trabalhando com as autoridades japonesas para que o retorno aconteça de maneira segura e que os eventuais problemas causados pela sua fuga serão tratados de maneira apropriada quando Ssekitoleko retornar a Uganda.