Topo

A dois dias dos Jogos, Tóquio completa 6 meses de aumento de casos de covid

Casos de covid em Tóquio registram aumento desde os últimos seis meses e preocupam a dois dias da Olimpíada - REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Casos de covid em Tóquio registram aumento desde os últimos seis meses e preocupam a dois dias da Olimpíada Imagem: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/07/2021 22h37

Os casos de covid apresentaram um aumento de seis meses consecutivos em Tóquio. Nesta quarta-feira a cidade teve 1.832 novos casos a dois dias da estreia da Olimpíada. As informações fortalecem os protestos de alguns japoneses que se colocaram contra a realização dos jogos durante a pandemia.

Tóquio está atualmente em seu quarto estado de emergência e que vai durar até o dia 22 de agosto e, portanto, durante toda a Olimpíada, que começa nesta sexta-feira (23) e vai até o dia 8 de agosto. O evento não poderá contar com torcedores nas competições. O público estará liberado apenas para poucos eventos em locais abertos.

O presidente da Associação dos Médicos do Japão disse que já havia a previsão de que isso poderia acontecer com a realização dos jogos. Segundo Toshio Nakagawa, no entanto, o aumento não está correlacionado com a Olimpíada.

"O que nos preocupava agora está realmente acontecendo. O aumento de casos era esperado, quer tenhamos as Olimpíadas ou não, e temos medo de que haja um aumento explosivo de casos, independentemente dos Jogos", disse ele.

De acordo com especialistas, o aumento tem ocorrido principalmente em jovens que ainda não foram vacinados. A maioria dos casos graves, porém, ocorre em pessoas na casa dos 50 anos.

A campanha de vacinação japonesa teve inicio tardio e lento, mas o ritmou acelerou bastante em maio quando o governo recebeu vacinas do exterior regularmente. Isso se deu porque havia o interesse de aumentar a quantidade de pessoas imunizadas antes das Olimpíadas.

Atualmente cerca de 23% dos japoneses estão vacinados e, portanto, ainda muito distante do número considerado ideal para ter imunidade de rebanho, o que tranquilizaria a população de maneira geral. O Japão teve cerca de 84 mil casos e mais de 15 mil mortes decorrentes da covid desde o início da pandemia. A maioria das perdas ocorreu na última onda, em janeiro.