Topo

Artista desiste de cerimônia de abertura após receber críticas por bullying

Desistência de Cornelius deixa futuro incerto sobre a atração musical na cerimônia de abertura - Atsushi Tomura/Getty Images
Desistência de Cornelius deixa futuro incerto sobre a atração musical na cerimônia de abertura Imagem: Atsushi Tomura/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/07/2021 10h43

O compositor japonês Keigo Oyamada, conhecido também como Cornelius, não participará mais da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O artista tem sido alvo de críticas por praticar bullying com um colega de classe durante a infância, e tomou a decisão de não fazer parte do evento, que será realizado nesta sexta-feira.

O episódio envolvendo Oyamada ressurgiu por causa de entrevistas que o próprio compositor concedeu para revistas japonesas durante a década de 90 em que se gabava de intimidar uma criança deficiente. Nas redes sociais, o público exigiu a retirada do artista da cerimônia de abertura. Oyamada ainda foi bastante criticado por não ter pedido desculpas em um momento anterior ou por não ter feito isso de forma presencial ao invés do post nas redes sociais.

"Eu aceito sinceramente as opiniões e conselhos que recebi, expresso minha gratidão e manterei isso em mente para minhas ações e pensamentos futuros. Peço desculpas do fundo do meu coração", escreveu o compositor de 52 anos, em sua página no Facebook.

Os organizadores das Olimpíadas se mostraram dispostos a permanecerem com a atração, alegando que o artista mostrou arrependimento por suas ações no passado. Porém, o órgão respeitou a decisão de Cornelius e aceitou sua saída.

"Nesta segunda-feira, a organização dos Jogos Olímpicos publicou um comunicado sobre a saída do artista da atração.

"Hoje o Sr. Oyamada Keigo solicitou permissão para se afastar de seu papel como membro da Equipe de Criação da Cerimônia de Abertura Olímpica.

O Comitê Organizador de Tóquio 2020 acredita que as ações do Sr. Oyamada foram absolutamente inaceitáveis. Em função de suas sinceras desculpas, expressamos nossa disposição de permitir que o sr. Oyamada continuesse seu trabalho nos preparativos no curto tempo que resta antes da Cerimônia de Abertura. No entanto, acreditamos que essa decisão foi errada e decidimos aceitar sua renúncia.

Pedimos nossas mais profundas desculpas pela ofensa e confusão causada a tantos durante este tempo", diz a nota publicada no site dos Jogos Olímpicos.

Ainda não se sabe quem será o substituto de Keigo Oyamada na cerimônia de abertura ou qual será o procedimento adotado. O evento acontecerá às 8h desta sexta-feira (23), contando apenas com alguns membros das delegações, convidados e profissionais da imprensa, mas sem a presença de público.