Topo

Suspenso, Fernando Reis diz que especialista o ajudará a esclarecer doping

O halterofilista Fernando Reis era uma das chances de medalha do Brasil na Olimpíada - DAMIR SAGOLJ/REUTERS
O halterofilista Fernando Reis era uma das chances de medalha do Brasil na Olimpíada Imagem: DAMIR SAGOLJ/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

18/07/2021 16h16

Fernando Reis, do levantamento de peso, falou hoje (18) pela primeira vez sobre a sua suspensão por doping, anunciada na sexta-feira (16), e que o deixará fora dos Jogos Olímpicos.

Em postagem no Facebook, o halterofilista, atual tricampeão do peso pesado nos Jogos Pan-Americanos, afirmou ser constantemente testado e disse que procurou a ajuda de um especialista em casos de doping para esclarecer o ocorrido.

"Posso afirmar que sou um dos atletas mais testados do mundo! Nos últimos meses fiz mais de 10 exames e todos sem problemas. Espero que isso seja esclarecido o mais breve possível com a ajuda do dr. Marcelo Franklin, especialista em casos de doping que assumiu o meu caso. Vamos aguardar os próximos acontecimentos", escreveu ele.

Fernando testou positivo para o hormônio do crescimento, enquadrado no grupo S2 do Código Mundial Antidoping. A substância não é produzida em grandes quantidades pelo corpo humano na idade do atleta, que tem 31 anos, e é consumida por injeção, o que dificulta uma eventual tese de contaminação.

O exame foi realizado de forma surpresa no dia 11 de junho, no Rio de Janeiro, onde Fernando se preparava para os Jogos Olímpicos. Ele viajaria na semana que vem para o Japão e tinha grandes chances de medalha.

Em nota, o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) disse que o atleta está fora da Olimpíada.