Topo

Tóquio registra primeiro caso de covid na Vila Olímpica

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/07/2021 00h31

Um oficial ligado aos Jogos Olímpicos se tornou o primeiro residente da Vila Olímpica a testar positivo para covid-19. Isso eleva o número total de casos para 44, segundo informação dos organizadores dos Jogos, faltando menos de uma semana para a cerimônia de abertura, que acontecerá no dia 23 de julho. A informação foi revelada pelo site Inside the Games.

A Vila Olímpica foi aberta na quinta-feira (15), quando os atletas começaram a chegar. O primeiro brasileiro foi o atleta do hipismo João Victor Oliva.

Nos últimos dias, a cidade de Tóquio entrou em estado de alerta por causa do aumento dos casos de coronavírus. Na última quinta-feira, a capital atingiu o maior número de novos casos (1149) desde o dia 21 de janeiro, além de ter registrado mais de mil casos pelo terceiro dia seguido.

Esse é só mais um caso em meio à realização da Olimpíada com a pandemia de covid-19. Nesta semana, um integrante da delegação da Nigéria testou positivo para coronavírus e foi internado em um hospital de Tóquio.

Também na quinta-feira, a organização dos Jogos Olímpicos de Tóquio confirmou que um atleta testou positivo para covid-19 ao chegar ao país.

Mesmo assim, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, tem o desejo de liberar a presença do público nos Jogos Olímpicos de Tóquio se o número de casos diminuir. Foi esse o pedido do alemão ao primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga. A solicitação foi feita durante o encontro que ambos tiveram na última quarta-feira, mas o primeiro-ministro japonês evitou qualquer tipo de posicionamento favorável à volta dos públicos.