Topo

'Sabia que era pessoal', diz Yasmin Brunet sobre veto do COB nas Olimpíadas

Yasmin Brunet, mulher do surfista Gabriel Medina, foi vetada pelo COB e não irá para as Olimpíadas - Reprodução/Instagram
Yasmin Brunet, mulher do surfista Gabriel Medina, foi vetada pelo COB e não irá para as Olimpíadas Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

16/07/2021 08h44

Yasmin Brunet, mulher do surfista Gabriel Medina, compartilhou nas redes sociais um trecho de uma matéria publicada ontem pela coluna Olhar Olímpico, do UOL, e voltou a se manifestar sobre a polêmica do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) envolvendo a modelo e o bicampeão mundial de surfe.

A entidade vetou o credenciamento de Yasmin como oficial técnico do surfe nas Olimpíadas de Tóquio. Diferente da maior parte das modalidades, a Confederação Brasileira de Surfe (CBSurfe) não indicou profissionais de comissão multidisciplinar ao COB, deixando que cada atleta escolhesse uma pessoa para ser credenciada.

Medina havia indicado o técnico australiano Andy King e a esposa, Yasmin Brunet, mas, por conta das restrições causadas pela covid, o número de possibilidades caiu de duas para um. Ele então solicitou que King fosse descredenciado e Yasmin convocada em seu lugar. Mas o pedido foi rejeitado pelo COB.

Em junho, o comitê explicou a situação e afirmou que "o credenciado tem que ser um profissional que tenha ligação com a modalidade". O COB também disse que havia acordado com o surfista que seu auxiliar credenciado seria King.

Já o Olhar Olímpico mostrou que a entidade aceitou credenciar como treinador para as Olimpíadas, de última hora, o marido da atleta de lançamento de disco Andressa Morais, Everton Luiz Ribeiro. Ele não é técnico principal dela, posto ocupado pelo cubano Julian Meija, que é contratado pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).

Yasmin publicou o primeiro parágrafo da reportagem nos stories do Instagram e escreveu: "A verdade sempre aparece. Sabia que era pessoal".

Everton foi convocado depois que COB e a CBAt precisaram desconvocar o cubano Justo Navarro, que não consegue sair de seu país. O natural seria a convocação de outro cubano, Julian Meija, que é quem trabalha como técnico de Andressa e da confederação. Mas o convocado foi Everton, marido de Andressa, que inscreveu o marido como técnico no sistema da confederação.

Quiroraprata, Everton tem registro de técnico na confederação. Mesmo sem experiência na função além de acompanhar a esposa, ele vai ser responsável, junto com João Paulo Cunha, por uma equipe de sete atletas.

À coluna, o COB disse: "Everton Luiz Ribeiro foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo para substituir o treinador Justo Manuel Despaigne Navarro, oficial do mesmo grupo de provas, que está impossibilitado de comparecer aos Jogos. Everton Luiz Ribeiro tem registro como treinador na CBAt".