Topo

Luta por reconhecimento une histórias de Cristiane Rozeira e refugiado

Do UOL, em São Paulo

12/07/2021 11h00

A jogadora de futebol Cristiane Rozeira e o refugiado venezuelano Tonny Quintana se reuniram em bate-papo virtual promovido pela campanha "Reflexos" da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). Os dois compartilharam experiências e encontraram semelhanças em suas histórias de vida, que têm o reconhecimento ao trabalho realizado como uma das principais conquistas.

Tonny, músico venezuelano, mora em Manaus. Ele começou a dar aulas aos 19 anos de idade e comanda um projeto em que ensina crianças carentes brasileiras.

"Através da arte, eu enriqueci minha vida. Pela música, eu consigo ir a outras esferas. Essa é minha maior conquista. Através do dia a dia, eu consigo levar minha vida pessoal e laboral. A gente luta diariamente", disse.

"Ouvindo um pouquinho a história um do outro, a gente percebe que as dificuldades são meio parecidas: de luta, de se mostrar em um ambiente de trabalho. Hoje, ser reconhecida dentro do seu país, mulher, negra, lésbica... Ter reconhecimento e deixar sua marca na história do país é maravilhoso", falou Cristiane.

A campanha "Reflexos" tem como objetivo contribuir e incentivar a inserção de refugiados na sociedade de forma mais ampla. A "Refugiados Empreendedores" oferece visibilidade aos refugiados que decidem montar negócios próprios no Brasil e ajuda com suporte e materiais para o aperfeiçoamento de negócios nas redes sociais.

Em Tóquio, pela segunda vez na história, uma Equipe Olímpica de Refugiados vai disputar a Olimpíada, iniciativa da ACNUR em parceria com o Comitê Olímpico Internacional. Ao todo, 29 atletas refugiados disputarão os Jogos Olímpicos, competindo em 12 modalidades.