Topo

Santos mira feito de Weverton na seleção olímpica e pensa em Copa do Mundo

Goleiro Santos, em treino da seleção brasileira principal, em 2019 - Lucas Figueiredo/CBF
Goleiro Santos, em treino da seleção brasileira principal, em 2019 Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Igor Siqueira

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/07/2021 12h41

A trajetória de Weverton e Santos se confunde a partir do recorte que envolve o Athletico. Concorrentes e amigos, cada um a seu tempo brilhou na função de goleiro do time paranaense. Ambos chegaram à seleção principal em algum momento e, agora, a titularidade na seleção olímpica é outro elemento que coincide no currículo dos dois.

Quase três anos mais novo e já tendo sido reserva de Weverton, Santos tenta repetir em Tóquio a conquista e o papel de relevância do ex-companheiro no Rio-2016. Os dois foram chamados aos Jogos Olímpicos como um dos atletas acima de 23 anos.

"Sempre tivemos boa relação pelo fato de termos trabalhado juntos no Athletico. Essa disputa sadia fortaleceu tanto a mim quanto a ele. Eu estou tendo minha oportunidade agora, espero repetir o feito que ele fez, conquistar a medalha olímpica", avaliou o goleiro, de 31 anos.

Santos foi um dos jogadores que atuam no futebol brasileiro que se apresentaram à seleção olímpica, em São Paulo, hoje (8) de manhã. Na noite anterior, além da dificuldade de dormir por conta da ansiedade, um contato de Weverton, que está com a seleção principal na Copa América, deu mais combustível para o início dos trabalhos com o grupo que vai a Tóquio.

"Até ontem mesmo troquei mensagem com ele, a gente conversou. Fiquei muito feliz, ele me parabenizou pela convocação, deu força. Falou que, no que precisasse, ele estaria ali para me ajudar. É um cara que eu tenho uma admiração muito grande. Sempre que me perguntam sobre ele, vou falar que é um cara que sempre me ajudou muito, me ajudou a chegar onde cheguei. Sou muito grato pelo que ele fez. Espero traçar o mesmo caminho, ter a mesma sorte, espero repetir e conquistar a medalha de ouro também", completou o goleiro.

O bom desempenho com a seleção olímpica, além de trazer uma conquista até então inédita para qualquer jogador brasileiro, abriu as portas para Weverton na seleção principal. Santos até já chegou a entrar na lista de convocados para amistosos, em 2019, mas não teve tanta sequência, já que a concorrência é grande. Além de Weverton, o Brasil tem dois dos melhores goleiros do mundo: Ederson e Alisson.

De qualquer forma, o goleiro da seleção olímpica ainda alimenta esperanças de conseguir um espaço na Copa do Mundo do Qatar, ano que vem. Afinal, concorrer com Weverton não é novidade.

"É algo que está dentro de mim poder brigar por essa vaga. A gente sabe o nível dos goleiros do Brasil. Os três hoje que estão na principal estão em um momento muito bom, fazem por merecer tudo o que têm vivido lá. A gente sabe o caminho que tem que traçar, a dificuldade que vem pela frente. Esperamos fazer um belo trabalho na Olimpíada. Se for da vontade de Deus, a gente beliscar uma vaguinha na Copa do Mundo... A gente está preparado para isso", acrescentou.

Enquanto o Qatar não chega, o foco principal é o torneio no Japão. Hoje à tarde tem o primeiro treino com uma seleção olímpica mais encorpada. Além de Santos, Matheus Henrique, Abner, Claudinho, Gabriel Menino, Nino e Guilherme Arana chegaram pela manhã ao hotel em São Paulo onde o grupo está concentrado. Daniel Alves se juntará a eles já na atividade desta tarde, no CT do Palmeiras.

Para completar, a CBF espera anunciar hoje ainda o substituto do zagueiro Gabriel Magalhães, cortado por lesão.