Topo

OMS pede cautela sobre realização de Olimpíada de Tóquilo

Comitê organizador das Olimpíadas divulgou medidas mais rígidas anticovid - AFP via Getty Images
Comitê organizador das Olimpíadas divulgou medidas mais rígidas anticovid Imagem: AFP via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/07/2021 16h45

A menos de um mês para os Jogos Olímpicos de Tóquio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu cautela ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para conter a disseminação da covid-19.

A solicitação acontece após o aumento anual de infecções na Europa após aglomerações em estádios de futebol, pubs e bares nas cidades-sede da Eurocopa.

Maria van Kerkhove, principal autoridade técnica da OMS para a covid-19 na sede global da agência, afirmou que a entidade está aprendendo com a Euro, e mantém conversas com o COI.

"O COI e outros delineiam seus planos para a abordagem da Olimpíada, e estamos interagindo com eles e os aconselhando sobre o melhor uso destes planos", disse Van Kerkhove em uma coletiva de imprensa e Genebra (SUI).

"Se o vírus está presente e precauções não estiverem em vigor, o vírus se disseminará. (...) Pedimos cautela. Pedimos que todos tenham cautela no que fazem", seguiu.

"Pedimos que todos adotem uma abordagem com base nos riscos no que fazem e nas decisões que tomam. As escolhas que fazem e os eventos a que assistem têm consequências, boas e ruins", encerrou Maria van Kerkhove.

*Com informações da Reuters