Topo

Fifa muda regulamento e seleção olímpica terá mais quatro convocados

André Jardine, técnico da seleção brasileira olímpica - Reprodução/Instagram/CBF
André Jardine, técnico da seleção brasileira olímpica Imagem: Reprodução/Instagram/CBF

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/06/2021 19h14

Técnico da seleção brasileira olímpica, André Jardine poderá convocar mais quatro jogadores para levar ao torneio de futebol nos Jogos de Tóquio, em menos de um mês. Com isso, todas as delegações serão compostas por 22 jogadores.

Essa alteração no regulamento foi uma concessão feita pela Fifa após pedido das seleções participantes da competição. A data para entrega da lista final, que seria hoje (30) e teria 18 convocados, passou para sexta-feira (2). A Fifa não especificou se os quatro devem sair da pré-lista de 50 nomes enviada pelas associações. A convocação dos 18 teve nomes que não estavam nela.

Além de definir os quatro nomes adicionais, a CBF também precisa resolver o que fazer em relação ao atacante Pedro. O Flamengo não libera o jogador e inclusive ingressou no STJD para assegurar a legalidade da escalação dele nos jogos do Brasileirão. O tribunal ainda não respondeu ao pedido de liminar, ingressado junto a uma medida inominada.

Pela programação da comissão técnica, os jogadores começam a se apresentar amanhã (1) para o período de treinos no CT do Palmeiras, em São Paulo.

Os convocados de clubes brasileiros se juntam à delegação após a 10ª rodada do Brasileirão, no dia 8. O grupo completo embarca na madrugada do dia 9 para Doha, no Qatar, fará a segunda etapa da preparação, reduzindo o fuso em relação ao Japão. O meio campista Douglas Luiz, do Aston Villa, a se apresentar para a disputa da Olimpíada. Ele está com a seleção principal, na Copa América.

A seleção olímpica embarca para o Japão no dia 15 de julho. A estreia nos Jogos Olímpicos será contra a Alemanha, em 22 de julho, no estádio de Yokohama, às 8h30 (horário de Brasília).

convocados:

GOLEIROS

Santos - Athletico

Brenno - Grêmio

LATERAIS

Daniel Alves - São Paulo

Gabriel Menino - Palmeiras

Guilherme Arana - Atlético-MG

ZAGUEIROS

Gabriel Magalhães - Arsenal (ING)

Nino - Fluminense

Diego Carlos - Sevilla (ESP)

MEIAS

Douglas Luiz - Aston Villa (ING)

Bruno Guimarães - Lyon (FRA)

Gerson - Olympique de Marselha

Claudinho - Red Bull Bragantino

Matheus Henrique (Grêmio)

ATACANTES

Matheus Cunha - Hertha Berlim (ALE)

Malcom - Zenit (RUS)

Antony - Ajax (HOL)

Paulinho - Bayer Leverkusen (ALE)

Pedro - Flamengo