Topo

ANÁLISE

Trajano: "Flamengo está certo em não liberar Pedro para a Olimpíada"

Do UOL, em São Paulo

18/06/2021 04h00

Nesta quinta-feira (17), o técnico André Jardine divulgou a lista de convocados da seleção brasileira para a disputa do torneio olímpico de futebol masculino. A presença de Pedro chamou a atenção, já que o Flamengo afirmou que não liberará o atacante para a disputa da competição.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Luiza Oliveira, Mauro Cezar Pereira, José Trajano e Menon -os comentaristas debateram sobre a situação de Pedro e concordam com a postura do Flamengo.

"O futebol masculino na Olimpíada não tem sentido. O Flamengo está certo. O Pedro é um jogador que custou muito aos cofres do clube em plena pandemia. Ele é muito importante para o Flamengo. Essa convocação só atrapalha vários times. Os clubes deveriam bater o pé e lutar para que o Brasil fosse representado por uma seleção sub-17, sub-20, e aí estaria tudo resolvido", disse Trajano.

A polêmica em torno da convocação de Pedro coloca mais lenha em uma já acalorada relação entre Flamengo e CBF. Sentindo-se prejudicado com as convocações de vários de seus jogadores para seleções, o clube tentou paralisar o Campeonato Brasileiro durante a disputa da Copa América, mas não teve êxito. Outro motivo de atrito com a entidade foi uma lesão sofrida por Gabigol a serviço da seleção.

Mauro concorda. "O Pedro foi comunicado pelo Flamengo na segunda-feira de que não seria liberado. Vai ficar muito feio se o Flamengo voltar atrás. Os outros clubes deveriam fazer o mesmo. Essa convocação é uma coisa absurda, completamente estapafúrdia. O torneio olímpico de futebol é mequetrefe, de quarta categoria, que ninguém dá bola", criticou.

Para Menon, o clube deve levar em conta seus interesses e, no caso do Flamengo, não liberar Pedro."Acho que o Flamengo está totalmente certo. Já está perdendo o Gabigol agora. Jogador não pode falar 'eu quero ir porque é meu sonho'. O clube tem que pensar nele mesmo. A Olimpíada é para dez mil atletas no mundo", observou.

Mauro lembrou que a Olimpíada não faz parte das chamadas datas-Fifa - ou seja, os clubes não são obrigados a liberar seus atletas. "Leva uma seleção de garotos. Ou então que se fizesse uma consulta aos clubes para não atrapalhar ninguém. Já atrapalham fazendo as eliminatórias e a Copa América durante as competições do país. O Pedro custou 14 milhões de euros, que o Flamengo ainda está pagando à Fiorentina. O Flamengo está certo. Vejamos se vão levar adiante", completou.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL